Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Conferências Economia Viva juntam especialistas na Nova SBE esta semana

Exame

A quarta edição do ciclo de conferências decorre entre 11 e 15 de fevereiro. É a estreia no novo campus da Nova School of Business & Economics.

O papel da inteligência artificial na economia, o estado da saúde, o futuro da União Económica e Monetária, as transformações do imobiliário, ou o impacto das guerras comerciais são alguns dos temas abordados na quarta edição do ciclo de conferências Economia Viva, que se realiza esta semana na Nova SBE.

Entre segunda e sexta-feira, duas dezenas de especialistas nacionais e estrangeiros vão debater na escola de negócios de Carcavelos alguns dos principais temas que marcam a atualidade económica, numa iniciativa do Students’ Union da Nova SBE e do Nova Economics Club.

O primeiro painel, sobre os desafios do Serviço Nacional de Saúde, realiza-se ao final da tarde de segunda-feira, 11 de fevereiro. No dia seguinte será a produtividade na Europa a estar em análise, enquanto na quarta-feira se anteciparão os próximos passos na construção do euro com a presença de Johannes Lindner, o chefe da divisão de EU Institutions & Fora, do Banco Central Europeu.

Na quinta-feira, o único dos dias em que se realizam dois painéis, a manhã será dedicada a analisar o imobiliário em Portugal, em torno dos efeitos da escassez e da especulação, e a tarde ao papel da inteligência artificial no crescimento económico.

O último dia, sexta-feira, 15 de fevereiro, fecha com a conferência sobre guerras comerciais, com a presença do ex-ministro da economia e atual economista-chefe da OCDE, Álvaro Santos Pereira, da presidência da Autoridade da Concorrência Margarida Matos Rosa, e do economista-chefe da direção geral do Comércio na Comissão Europeia, Lars Nilsson.

As inscrições no evento, referido como o maior ciclo de conferências sobre economia organizado por estudantes em Portugal, podem ser feitas no site http://economiaviva.pt/.