Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Conferência Portugal em EXAME: O Turismo em debate, com André Jordan e José Roquette

Exame

© Marco Bottigelli

Dois dos setores mais dinâmicos da economia portuguesa do pós-troika vão estar em análise esta terça-feira na conferência anual da revista EXAME, contando ainda com Catarina Lopes, da Eastbanc, e Carlos Abade, do Turismo de Portugal

É uma história que tanto podia ser lida numa espreguiçadeira ao lado da piscina, na mesa do pequeno almoço à varanda de um hotel ou no pátio de um alojamento local no centro de uma grande cidade. Em oito anos, a oferta de alojamento em Portugal cresceu, recuperou-se e modernizou-se; as dormidas de estrangeiros subiram 80% e o turismo interno consolidou-se; as receitas turísticas deixadas no País pelos visitantes mais do que duplicaram, reforçando o seu peso nas exportações globais.

Mas o turismo não cresceu sozinho. O efeito positivo levou consigo o imobiliário, um dos setores que mais sofreram nos anos da crise económica e financeira e que, além da maior procura turística, beneficiou também de mecanismos de captação de investimento estrangeiro. Como os mais de 6 500 Vistos Gold atribuídos em quase seis anos, que até setembro superou os €4 000 milhões em investimento, 90% do qual para aquisição de bens imóveis.

O contributo para a diversificação, qualificação e requalificação da oferta turística criou também desafios paralelos para as grandes cidades e destinos turísticos, como a afirmação do fenómeno do alojamento local e o impulso no valor e nos preços das casas, que têm estado a renovar máximos, sobretudo nas maiores áreas urbanas do País.

É este panorama que levou em paralelo turismo e imobiliário a tornarem-se em dois dos setores mais dinâmicos da economia nacional no pós-troika que vai estar em análise na próxima terça-feira, 13 de novembro, num dos painéis da Conferência "Portugal em Exame".

“Turismo e imobiliário, um casamento virtuoso?”, junta André Jordan, chairman do André Jordan Group e histórico empresário de turismo imobiliário, Carlos Abade, administrador do Turismo de Portugal com a pasta do apoio ao investimento, José Roquette, administrador com o pelouro do desenvolvimento do Grupo Pestana e Catarina Lopes, CEO da Eastbanc Portugal, que tem em curso um grande investimento de longo prazo na zona do Príncipe Real, em Lisboa, num painel moderado por Mafalda Anjos, publisher da Trust in News e diretora da VISÃO.

A Conferência "Portugal em EXAME" decorre na próxima terça-feira entre as 9h00 e as 13h00 em Lisboa, no auditório da EDP (Avenida 24 de Julho, 12-A). A entrada é gratuita mas é necessária inscrição prévia através do endereço eventos@trustinnews.pt