Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Quem quer comprar o Lamborghini do Papa Francisco?

Exame

Superdesportivo foi oferecido pela marca italiana ao Papa, que agora o colocou à venda em leilão, cujas verbas reverterão para causas de caridade.

Tiago Freire

Tiago Freire

DIRETOR DA EXAME

Não é toda a gente que pode ter um Lamborghini. Mas mais raro ainda é ter um Lamborghini que pertenceu ao Papa e que até vem autografado por ele. Agora, vai ser possível, haja dinheiro para tal.

O veículo em causa é um superdesportivo Lamborghini Huracán RWD Coupé, que foi oferecido ao Papa no ano passado. O carro é um exemplar único, com uma pintura exclusiva para ser oferecido ao Vaticano. Na ocasião, Francisco chegou mesmo a autografar o capot, o que só fará aumentar ainda mais o seu valor.

O leilão, que se realizará a 12 de Maio, será conduzido pela Sotheby's, que estima que o veículo possa render entre 250 e 350 mil euros.

O destino da verba conseguida já está definido pelo Vaticano. 70% reverterá para a cidade de Nineveh, no Iraque, para alívio da destruição provocada pelo Estado Islâmico; o restante será dividido, de forma igual, pelas associações de solidariedade social Amici per il Centrafrica Onlus, Groupe International Chirurgiens Amis de la Main, e a Associação Comunitária Papa João XXIII.