Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

Novo presidente da TAP quer voar uma vez por semana para estar “perto das pessoas”

Exame

Paulo Zacarias Gomes

Numa das primeiras declarações públicas desde que passou a CEO, Antonoaldo Neves diz querer tornar a TAP numa empresa "mais feliz".

Antonoaldo Neves, o gestor que sucedeu esta semana a Fernando Pinto à frente da TAP, diz que quer estar perto dos colaboradores e dos clientes e ter uma companhia “mais feliz”.

“Vão ter um CEO que vai trabalhar e dar tudo de si pela TAP. Não sei trabalhar sem estar perto das pessoas. Vou tentar fazer um voo por semana, estar próximo dos tripulantes e dos clientes,” afirma numa mensagem vídeo dirigida aos trabalhadores.

Esta é também uma das primeiras declarações públicas desde que o brasileiro foi empossado esta quarta-feira, 31 de Janeiro. Nela, Antonoaldo diz ter uma visão “simplista” para a TAP, que passa por colocar no centro da visão a cultura da empresa e “servir e atender bem o cliente.”

“Entusiasmado, feliz e motivado,” o presidente indicado pelo acionista privado Atlantic Gateway, quer também passar essa “felicidade” para a empresa, para que “sirva melhor os nossos clientes, seja mais sustentável, forte, mais Portugal, mais TAP”.

A mensagem foi divulgada esta quinta-feira, 1 de Fevereiro, o mesmo dia em que os tripulantes de cabine da empresa desconvocaram uma greve de três dias na altura do Carnaval, paralisação que era apontada como o primeiro desafio a vencer pelo novo presidente.

Antonoaldo Neves, de 42 anos, já era administrador da companhia portuguesa desde julho de 2017, depois de ter estado mais de três anos à frente da transportadora aérea brasileira Azul, controlada por David Neeleman, um dos sócios da Atlantic Gateway.

Com um longo percurso na área da consultoria, o CEO comandou depois a chegada da Azul à bolsa, um cenário que é igualmente uma hipótese em aberto para a empresa portuguesa a que agora preside.

(Artigo publicado originalmente na revista VISÃO)