Exame

Siga-nos nas redes

Perfil

“Portugal em Exame” debate “Tempo de investir, Poupar, Crescer”

Exame

Num ano em que abundam as boas notícias na economia portuguesa, importa parar para pensar nos caminhos a seguir rumo à sustentabilidade. A conferência anual “Portugal em Exame”, que decorre na próxima segunda-feira, 30 de outubro, quer dar palco a essa reflexão. Conheça aqui o programa

Exame

Num ano marcado pelas boas notícias da economia portuguesa, importa parar para pensar e discutir os caminhos do crescimento. Desde 2000 que o desempenho económico não apresentava um ritmo tão alto – 3% no segundo trimestre de 2017 –, tendo mesmo o Banco de Portugal sublinhado recentemente que se trata de um crescimento “claramente superior à média europeia e ao observado na última década”. Planear o médio e longo prazo e firmar um compromisso para com a sustentabilidade económica é uma missão de todos, aproveitando a onda de otimismo que se vive.

A conferência “Portugal em Exame”, que decorre na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro, a partir das 15 horas, na Estufa Fria, em Lisboa, pretende dar palco a essa reflexão. “Tempo de investir, poupar e crescer” é o mote desta iniciativa anual da revista Exame, do grupo Impresa, em parceria com a consultora EY, o Millennium BCP, a gestora de activos IMGA e a Ocidental Seguros. O encontro vai juntar governantes, líderes empresariais, banqueiros e representantes de organismos públicos e instituições universitárias com a missão de apontarem estratégias para o futuro do país.

As boas-vindas estarão a cargo do presidente executivo da Impresa, Francisco Pedro Balsemão, e do líder do Millennium bcp, Nuno Amado, que marcam o início dos trabalhos de uma tarde de ideias e debates.

Em grande destaque estará o investimento. Com a confiança sobre as perspectivas para a economia nacional em alta, a Formação Bruta de Capital Fixo (indicador de referência para analisar o comportamento do investimento) cresceu 10,1% no primeiro semestre destes anos, denotando uma aceleração em força relativamente aos últimos seis meses de 2016. Todavia, os níveis de investimento ainda estão abaixo dos registados nos anos que antecederam a crise. Sendo este o “Tempo de investir”, o debate contará com aa visões, entre outras, de Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, e de Pedro Pires de Miranda, presidente executivo da Siemens Portugal.

Segue-se, depois, o “Tempo de Poupar”, momento em que se discutirá porque a poupança é a chave do futuro dos portugueses. Para lançar ideias e encontrar consensos, estarão à conversa representantes de instituições bancárias e pensadores, como Fernando Alexandre, pró-reitor da Universidade do Minho e economista.

Será o novo diretor da Católica Lisbon School of Business and Economics, Nuno Fernandes, regressado de uma década a dar aulas na Suíça, numa das mais conceituadas escolas de negócio do mundo, o IMD, que alinhará ideias para o “Tempo de crescer”, refletindo sobre os caminhos que a economia portuguesa deverá tomar rumo a um futuro sustentável.

Esta conferência, que pretende ser um espaço de reflexão comum e abrangente, estará aberta a todos. Os interessados só precisam de se inscrever através do endereço de correio electrónico eventos@impresa.pt ou através do número 963 318 663

Confira aqui o programa:

15h00 Receção aos convidados

15h30 Nota de boas-vindas por Francisco Pedro Balsemão, CEO, Impresa

15h40 Nota de boas-vindas por Nuno Amado, CEO, Millennium bcp

15h50 TEMPO DE INVESTIR

Moderador: José Gomes Ferreira, diretor-adjunto, SIC Notícias

Nelson de Souza, secretário de Estado do Desenvolvimento e da Coesão

André Navarro, diretor-geral Investment Banking, Millennium bcp

Pedro Pires de Miranda, CEO, Siemens Portugal

16h45 Coffee break

17h00 TEMPO DE POUPAR

Apresentação por Nuno Serafim, administrador, IMGA

Moderador: João Vieira Pereira, diretor, EXAME

Nélson Machado, CEO, Ocidental

Fernando Alexandre, professor, Universidade do Minho

Carlos Lobo, ex-secretário dos Assuntos Fiscais e partner da EY

18h00 TEMPO DE CRESCER

Nuno Fernandes, diretor, Católica Business School

18h30 Encerramento por João Vieira Pereira, diretor, EXAME