Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ventosa vai voltar a sorrir

Um grupo de alunas do secundário decidiu organizar uma caminhada solidária para ajudar os habitantes de Ventosa, freguesia de Vouzela onde morreram seis pessoas nos incêndios de outubro. A ideia de Micaela Almeida, 18 anos, e das suas três colegas é um sopro de juventude e de esperança

André Moreira

André Moreira

Jornalista Multimédia

Micaela Almeida tem 18 anos e é aluna do curso de secretariado do ensino profissional. Juntamente com mais três amigas, Natascha, Beatriz e Lara, decidiu organizar uma caminhada solidária no dia 2 de dezembro, às 9 e meia da manhã, com o lema «Vamos colocar Ventosa a sorrir de novo!».

Qualquer pessoa pode participar no passeio, inscrevendo-se através da página que as jovens criaram no Facebook, Ventosa a Sorrir, e contribuir com um donativo para os mais velhos que por ali vivem. «O que as pessoas quiserem dar», explica Micaela.

Só com os incêndios de outubro é que Micaela, que sempre viveu ali, descobriu que moram tantos idosos na sua freguesia e se apercebeu da solidão profunda em que vivem. A caminhada destina-se a angariar bens para distribuir por eles durante o Natal, comprometendo-se as jovens a visitarem cada um deles, dando-lhes tempo e atenção. «Muitos deles precisam de falar sobre o que aconteceu; a outros vamos apenas fazer um pouco de companhia.»

A entrevista com a jovem decorreu no Café de Santo António, em Vouzela, um dos locais onde as pessoas da região se podem inscrever na caminhada solidária, e foi transmitida em directo pelo Facebook da VISÃO no âmbito da iniciativa ‘Coração no Centro de Portugal’.