Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Ir à praia é só no litoral? Nem pensar! Conheça as praias fluviais do Centro de Portugal

Coração no centro de Portugal

Guia para dar bons mergulhos e descansar na paisagem das Aldeias do Xisto e do rio Zêzere

Rui Antunes

Rui Antunes

Jornalista

Açude Pinto

Oleiros
Com um aproveitamento exemplar da ribeira e das suas margens, esta praia dispõe de todas as infraestruturas necessárias de apoio ao visitante: muitas sombras, relva e duas piscinas – uma para os mais novos e outra mais profunda – zona de solário, parque infantil, parque de merendas e esplanada. Nas imediações desta praia encontra-se o Parque de Campismo Municipal – Camping de Oleiros.

Albufeira do Cabril

Barragem do Cabril, Pedrógão Grande

Na fronteira entre o concelho da Sertã e o de Pedrógão Grande, numa linha que separa os distritos de Leiria e Castelo Branco, esta barragem é o destino perfeito para aproveitar o melhor que o rio Zêzere tem para oferecer. Na albufeira, resultado de uma das maiores represas do País, funciona também o Clube Náutico de Pedrógão Grande, que oferece passeios de barco, canoa e caiaque. O local dispõe ainda de uma rampa de acesso a embarcações com capacidade para cerca de 20 barcos. A pesca, em especial de achigã, é outra das atividades possíveis neste local, conhecido também por acolher provas de triatlo.

Aldeia Ruiva

Proença-a-Nova

Situa-se na ribeira de Isna e é uma praia muito completa ao nível das infraestruturas, com parque de campismo, parque de merendas, piscina infantil, campo de jogos, estacionamento, restaurante e bar com esplanada.

Almaceda

Castelo Branco

A ribeira que atravessa a aldeia de Almaceda dá origem à Praia Fluvial, onde preserva o curso natural e a existência de um rústico lagar de azeite que aproveitava a força das águas para o seu funcionamento. Conhecida também por Poço do Lagar, a praia divide o lugar do Espírito Santo, na margem direita, e o lugar da Senhora da Graça, na margem esquerda, onde se podem avistar paisagens naturais únicas.

Álvaro

Oleiros

Ideal para a prática de modalidades náuticas, fica localizada na Aldeia do Xisto de Álvaro. Além das margens do rio, a praia dispõe de uma piscina flutuante, dividida em duas partes: uma para adultos, outra para crianças. Parque infantil, parque de merendas e bar apoiam a praia.

Alvito da Beira

Proença-a-Nova

Localizada na aldeia de Alvito da Beira, na margem direita da ribeira do Alvito, num vale verdejante, onde a arquitetura tradicional não foi descurada. É o ponto de partida para o Percurso Pedestre Rota dos Recantos e Encantos, através de antigas levadas. A curta distância fica também a Praia Fluvial da Cerejeira.

Alvoco das Várzeas

Oliveira do Hospital

Praia de água cristalina e Bandeira Azul, envolta por um parque de merendas com frondosas árvores. Situa-se num vale na margem da ribeira de Alvoco (que nasce na serra da Estrela), junto a uma ponte medieval do século XVI). A zona fluvial oferece grandes espaços verdes e de lazer, além de um bar que serve pequenas refeições.

Ana de Aviz

Figueiró dos Vinhos

Com uma represa que sustém a água da ribeira e forma um local de ambiente aprazível para tomar banho e desfrutar do sol, esta praia é reconhecida a nível nacional pelas suas condições excecionais. Praia fluvial com relvado, acesso a deficientes e bar/esplanada. Bons acessos, zona de estacionamento e parque de merendas com churrasqueira.

Avô

Oliveira do Hospital

Situada na zona marginal do rio Alva, com uma variação de dois cursos de água que formam a ilha do Picoto, onde está instalada uma agradável zona de merendas. Esta praia é constituída por dois açudes de água na zona circundante da ilha, com um ponto de passagem de peões, uma piscina infantil alimentada com água do rio, zonas de relva, equipamento para piqueniques, balneários e zonas pedonais.

Jose Carlos Carvalho

Barragem de Santa Luzia

Casal da Lapa, Pampilhosa da Serra

Construída entre dois enormes rochedos, é uma das zonas paisagísticas mais deslumbrantes do concelho de Pampilhosa da Serra e de todo o território das Aldeias do Xisto.
O local é bastante aprazível para canoagem, passeios pedestres, escalada, pesca, atividades náuticas ou simplesmente deixar-se estar a banhos na piscina flutuante.
Enquadra-se no tipo de barragem de montanha e recebe água das ribeiras do Vidual e Unhais, bem como da albufeira do rio Ceira, através de um túnel.

Benfeita

Arganil

Localizada na Aldeia do Xisto de Benfeita, local onde se unem as ribeiras da Mata e do Carcavão. É uma zona fluvial que reúne condições para a prática da atividade balnear. É constituída por um açude que criou na parte inferior, um “espelho de água”, e cujas margens são constituídas por um areal que permite a permanência de banhistas junto à água.

Bogueira

Lousã

Praia fluvial no rio Ceira, em Casal de Ermio, com bar de apoio e relvado com acesso por passadiço de madeira sobre o rio. Possui parque de merendas e parque infantil.

Bostelim

Vila de Rei

Situada na fronteira entre a freguesia de Fundada e São João do Peso, esta praia é uma das mais recentes alternativas do concelho de Vila de Rei para fugir ao intenso calor dos meses de verão. Rodeada por montes ricos em biodiversidade e onde quase não se nota a presença humana, a zona balnear de Bostelim tem o sossego e a proximidade à natureza como nota dominante. O espaço acolhe, também, o Parque de Campismo Rural do Bostelim, onde tem início o percurso pedestre Rota do Bostelim de 9 km, entre levadas, açudes, moinhos e uma ponte centenária. Bandeira Azul.

Cambas

Oleiros

Praia Fluvial com uma vasta área verde e com aproveitamento natural do rio Zêzere. Apresenta grandes potencialidades para a realização de atividades desportivas, como futebol, vólei de praia e atividades náuticas, devido ao amplo espaço envolvente e à quantidade de água disponível (canoagem, remo, entre outras). Realce ainda para a riqueza de fauna piscícola nas imediações.

Cardigos

Mação

Localizada junto da barragem do Vergancinho, em Cardigos, possui churrasqueiras próprias, um espaçoso parque de merendas, um bar de apoio, e uma agradável zona de descanso. Dispõe de zona relvada muito convidativa para estender a toalha (com sombra natural), e ainda de um pequeno espaço com areia e chapéus de palha.

Carvoeiro

Mação

Localizada na localidade de Carvoeiro, a cerca de 25 minutos de Mação. Tem sido uma agradável surpresa para todos os que a visitam, não só pelo enquadramento natural mas também pela qualidade e beleza das infraestruturas que a compõem.

Cerejeira

Proença-a-Nova

Localizada na ribeira do Alvito, é valorizada pelo enquadramento natural e ambiente reservado. Rica em fauna e flora, tem na tranquilidade um dos pontos fortes. Oferece excelentes condições para a prática de pesca desportiva e a Associação Recreativa e Cultural da Cerejeira, que gere a praia, aluga diversos tipos de embarcações.

Coja

Arganil

As margens, e a área envolvente da praia fluvial, no rio Alva, são arborizadas por choupos e amieiros, o que permite fruir de momentos de tranquilidade e sossego. No verão é bastante procurada pelos banhistas, dado que o curso das águas e os vários açudes aqui existentes favorecem a prática de desportos, alguns deles radicais.

Fernandaires

Vila de Rei

Rodeada por altas montanhas, densamente arborizadas com pinheiros-bravos e medronheiros, e habitada por uma pequena povoação, a Praia Fluvial de Fernandaires apresenta uma extensa bacia de água, proveniente da barragem de Castelo de Bode. Preservando a natureza pura que a envolve, e devido à profundidade da água, este local é dotado de uma piscina flutuante (para adultos e crianças), assim como bar, balneários e zona de estacionamento.

Divulga\303\247\303\243o

Fragas de São Simão

Casal de São Simão, Figueiró dos Vinhos

A praia fica a 15 minutos a pé (pelo percurso pedestre) da Aldeia de Casal de São Simão. A água da ribeira de Alge, que passa a caminho do Zêzere, é tão límpida que se vislumbram as pequenas pedras, no seu interior. A abundância de loureiros e de sobreiros proporciona ao ar uma fragrância reconfortante e o verde das serras circundantes, que nos conduzem à serra da Lousã, envolve-nos num cenário belíssimo. No local, existe um miradouro para que se possa usufruir em plenitude das paisagens da zona. A praia fluvial fica entre duas imponentes fragas, onde é praticada escalada com diversas vias equipadas, rappel ou slide. As pedras mais “pequenas” são usadas como solário ou prancha de mergulho.

Divulga\303\247\303\243o

Louçainha

Verdadeiro santuário da natureza

Construída a partir das represas naturais da ribeira da Azenha, esta praia é o orgulho das gentes de Penela. Fica situada na Freguesia do Espinhal, na zona este do concelho, bem perto de outros atrativos turísticos, como as Aldeias do Xisto, as grutas da Talismã ou a Villa Romana do Rabaçal. Cercada pela serra do Espinhal, onde abundam o choupo, o castanheiro, o sobreiro e o carvalho, os seus arredores apresentam-se como um verdadeiro santuário da natureza, habitados por uma grande diversidade de espécies animais, como ouriços-cacheiros, javalis e raposas. A qualidade das águas, os excelentes equipamentos fluviais e a preocupação ambiental têm--lhe valido a atribuição regular da Bandeira Azul, que este ano consegue pela sexta vez consecutiva. Conta duas piscinas para banhos, uma zona reservada a crianças e uma prancha de mergulho, junto a uma zona mais profunda.

Froia

Proença-a-Nova

O aproveitamento da ribeira da Froia, através da requalificação das suas margens com passeios, bancos e até candeeiros (que provocam um belo panorama noturno) permitiu a construção desta praia situada num pequeno vale. É um espaço bem arranjado, que se estende cerca de 200 metros ao longo da ribeira. Além do largo passeio, onde podem estender-se as toalhas, a praia de Froia tem uma zona de areal, com um pequeno parque infantil. A água impressiona pela sua transparência e qualidade, tendo recebido a distinção de Qualidade de Ouro, atribuída pela Quercus.

Janeiro de Baixo

Pampilhosa da SerraA Aldeia do Xisto de Janeiro de Baixo faz parte de um rico e vasto património histórico e etnográfico, de que são exemplo: o tronco de ferrar, a casa paroquial, a barca e a igreja matriz. O seu parque de campismo rural está situado nas margens do rio Zêzere, junto a uma praia fluvial muito bem servida.

Malhadal

Proença-a-Nova

Caracteriza-se por uma enorme extensão de água (cerca de 1 km), cercada de abundante vegetação e de relevo acidentado. Há bastantes recantos para quem busque privacidade. Tem disponível, além de uma piscina fluvial na ribeira de Isna, um bar com esplanada, casas de banho, churrasqueira, parques de merendas e muita natureza.

Mosteiro

Mosteiro, Pedrógão Grande

Uma praia que também é Aldeia do Xisto, banhada pela ribeira de Pera. Tem grandes espaços verdes, uma zona extensa de água e uma pequena cascata com riacho, perpendicular à zona fluvial. Os pinhais e os castiçais são altos e densos, proporcionando sombras bastante frescas e agradáveis. Esta praia fluvial oferece aos seus visitantes um conjunto de atividades de cariz cultural e desportivo.

Jose Carlos Carvalho

Pampilhosa da Serra

Bons mergulhos bem no centro da vila

Inaugurada em 2010, a nova praia fluvial da Pampilhosa da Serra trouxe uma nova vida ao centro desta vila serrana, em especial durante os meses de verão. Assume-se como uma praia urbana, com todas as infraestruturas necessárias para um dia de praia bem passado e em segurança, que lhe valeram, uma vez mais, a atribuição da Bandeira Azul. Fica situada num açude, instalado junto à ponte sobre a ribeira de Unhais-o-Velho, bem no coração da localidade, ao lado do edifício dos paços do concelho e da igreja matriz.

Ao longo das duas margens da ribeira, conta com diversas zonas verdes e de descanso, com vista para as imponentes serras vizinhas, que a todo o momento nos lembram onde estamos. Numa praia urbana, sim, mas com muito sabor a campo…

Pampilhosa da Serra > R. Rangel de Lima

Ortiga

Mação

Localizada na região sul do concelho de Mação e com a albufeira da barragem de Belver como pano de fundo, esta praia está equipada com infraestruturas de excelente qualidade entre as quais, bar, piscina flutuante, cais de embarque, balneários e posto médico. É também possível a marcação de atividades desportivas de ar livre e lazer. Parque de Campismo de Ortiga nas imediações.

Parque Fluvial da Lavandeira

Janeiro de Cima, Fundão

A proximidade do Zêzere é um dos maiores atrativos de Janeiro de Cima. Foi o rio que sempre assegurou a existência da povoação fornecendo água para a rega dos campos e para os moinhos. O Parque Lavandeira é um dos locais mais belos da região, com as tradicionais barcas ali atracadas e a antiga Roda de Janeiro, recentemente recuperada.

Pego das Cancelas

São João do Peso, Vila de Rei

Pertencente à freguesia de São João do Peso, os fáceis acessos e a boa qualidade da água, apoiados pelo bar, socorrista, parque de merendas, parque de estacionamento e solário dão a esta estância balnear condições ideais. A localização da praia fluvial é também favorável a passeios pedestres.

Peneda da Cascalheira

Secarias

Praia fluvial nas margens do rio Alva, junto a um açude. Tem muita sombra, proporcionada pela galeria ribeirinha de amieiros. Dispõe também de largos espaços verdes, estacionamentos e bons acessos, além de um parque de merendas com churrasqueira, estacionamento, chapéus de sol e espreguiçadeiras.

Penedo

Vila de Rei

As características do maciço rochoso fazem deste local, bastante arborizado, um autêntico paraíso, oferecendo um conjunto de pequenas quedas de água, visíveis a escassos metros, que podem ser apreciadas ao percorrer um estreito caminho talhado na rocha. Esta é a estância balnear mais procurada do concelho de Vila de Rei, não só pela sua água límpida e cristalina mas também pelas infraestruturas. A praia é bastante procurada por campistas e permite a realização de diversas atividades desportivas.

Pessegueiro

Pessegueiro, Pampilhosa da Serra

Com Medalha de Ouro Quercus e Bandeira Azul, a praia está inserida numa envolvência aldeã, tipicamente serrana. Avistam-se a igreja matriz e o rústico casario xistoso, atravessados pela ribeira de Pessegueiro. Bom ponto de partida para o Caminho do Xisto de Pessegueiro.

Piódão

Arganil

Água fresca e límpida, num cenário mágico, junto de uma aldeia histórica de rara beleza. Zona fluvial com todas as condições para a prática da atividade balnear e com uma área envolvente bastante arborizada.

Poço da Corga

Castanheira de Pera

Situada no leito da ribeira de Pera. Nos terrenos anexos à praia, um esplêndido carvalhal centenário oferece as indispensáveis sombras a um parque de merendas. O Museu Lagar do Corga, antigo lagar movido a energia hidráulica, recorda aos visitantes como os nossos antepassados produziam o azeite. A qualidade da água, o acesso pedonal, as rampas de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, as instalações sanitárias adaptadas e com acesso facilitado, o serviço de primeiros socorros com nadador-salvador, durante a época balnear, são algumas das mais-valias oferecidas.

Pomares

Arganil

Inserida num enquadramento paisagístico privilegiado, localiza-se junto à ponte que atravessa a ribeira da Moura, que remonta ao século XVIII, na aldeia de Pomares, a 29 km da sede de concelho. A represa no leito da ribeira possibilita o aumento do caudal formando um extenso manto de água, permitindo assim atividade balnear. As espécies arbóreas existentes resumem-se a tílias na zona de lazer e a pequenas nogueiras junto à linha de água (ribeira de Pomares).

Ribeira Grande

Sertã
Praia fluvial enquadrada numa vasta área urbana com vários recursos de lazer e desporto para toda a família. Por estar localizada no centro da vila, esta praia permite belos passeios urbanos e culturais. Possui bar com esplanada, estacionamento para bicicletas, zona de lazer, estacionamento e parque de merendas com grelhador.

Lucilia Monteiro

Rocas

Castanheira de Pera

Complexo de lazer, animação e divertimento situado num lago com quase um quilómetro de extensão, bem no coração de Castanheira de Pera. Uma ilha no centro da praia, uma piscina de ondas (a maior do País), uma albufeira e uma ponte secular criam um ambiente especial, onde é possível desfrutar de ondas... a 80 quilómetros da costa atlântica.
Nas águas límpidas da ribeira de Pera pode-se também passear de barco a remos ou em gaivotas.

São Gião

Oliveira do Hospital

Instalada no complexo turístico da Fundação Albino Mendes da Silva, (benemérito que comprou os 10 hectares desta área florestal junto ao rio Alva), a praia fluvial tem uma extensa zona balnear rodeada de carvalhos, cedros, pinheiros, choupos, salgueiros e plátanos, um parque de campismo, parque de merendas, alojamento em moradias, quartos na residencial do Choupal, restaurante, parque infantil e percursos pedonais junto à levada e até à ponte que atravessa o rio a montante. A antiguidade da sua implementação (fundado em 1970), faz deste complexo e desta praia, que aproveita as antigas instalações da quinta (moinho tradicional, lagar, casa da quinta e fábrica de tecidos), uma das mais conhecidas da região.

Segade

Miranda do Corvo
A tranquilidade das encostas cobertas de pinhal e a ruralidade das povoações de Segade de Cá e de Segade de Lá, na freguesia de Semide, servem de cenário a esta praia fluvial em águas do rio Ceira. O espaço balnear encontra-se protegido por salgueiros, olivais e hortas.

Filipe Paiva

Peneda/Pego Escuro

Onde nem falta uma ilha de areia

Mesmo junto a Góis, com um acesso pedonal rápido ao centro histórico da vila, esta praia tornou-se nos últimos anos num dos maiores símbolos do concelho. Situada nas margens do Ceira, um rio bastante conhecido pela pureza das suas águas, torna-se irresistível, durante o quente verão serrano, para todos os que por aqui passam, sejam eles locais ou forasteiros – e são cada vez mais. À imponente paisagem, dominada por altas serras, junta-se um perfeito enquadramento no meio ambiente de um conjunto de modernas infraestruturas que lhe valeram mais uma vez a Bandeira Azul. Para além de uma vasta área relvada e esplanada sobre o rio, nem sequer falta uma ilha de areia no meio da água, com vista privilegiada para a velha Ponte Real, que, passados tantos séculos, continua a cumprir a sua missão de unir as duas margens do Ceira.
Góis > Lg. Francisco Inácio Dias Nogueira

Senhora da Graça

Serpins, Lousã

Instalada no rio Ceira, com boas instalações de apoio: bar e parque de campismo. Possui uma rampa e plataforma de apoio para acesso à água, além de uma piscina destinada a crianças.

Senhora da Piedade

Lousã

Enquadrada pela ermida de Nª Sra. da Piedade e pelo Castelo da Lousã, a praia, na ribeira de S. João, possui inúmeros recantos propícios para descansar, merendar ou sonhar com as lendas da região, como a da princesa Peralta.

Sesmo

Sesmo, Castelo Branco

Localizada na belíssima aldeia do Sesmo, no extremo oeste do concelho de Castelo Branco, em proximidade à Aldeia do Xisto de Sarzedas, esta praia é rodeada por montes e vales característicos da zona do pinhal interior. A praia é formada a partir de um açude construído numa pequena ribeira afluente do rio Ocreza

Sobral de São Miguel

Covilhã

Os seus habitantes consideram que a aldeia é o “Coração do Xisto”. Mas não só da pedra se construiu esta povoação. Vale a pena descobrir os pequenos tesouros que Sobral de São Miguel esconde e mergulhar nas suas águas puras e cristalinas.

Troviscal

Sertã

O isolamento, a calma e o contacto com a natureza são os encantos desta praia, localizada na ponte do Troviscal, em plena ribeira da Sertã, afastada de qualquer localidade.
A unidade balnear conta com um bar, sanitários com acesso facilitado a pessoas portadoras de deficiência motora e de embarcações para aluguer. Para além do bar de apoio, a praia possui parque de merendas, com diversas mesas, bancos e churrasqueira. O espaço foi desenvolvido a pensar nas crianças, através da implementação de uma zona fluvial de baixa profundidade e de um pequeno parque infantil.

Zaboeira

Vila de Rei

Depois de percorrer a típica aldeia beirã da Zaboeira, e atravessar as suas ruas estreitas e características, descobre-se a albufeira de Castelo do Bode, com cerca de 60 km de extensão, construída no período áureo da política de aproveitamento de recursos hídricos, nos anos 50. Rodeada de colinas cobertas de pinhais, a barragem, uma das maiores reservas nacionais de água, que deve a sua existência ao principal afluente do Tejo, o rio Zêzere, proporciona passeios de barco tranquilos e a prática de alguns desportos aquáticos, além dos tão procurados banhos estivais na piscina flutuante, para adultos e crianças.