Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

ACORDAR COM MICHAEL JACKSON

Imagens de Fundo

  • 333

Bad 25, de Spike Lee

Na primeira sessāo desta manhā dava vontade de saltar da cadeira para cantar e dançar com a musica de Michael Jackson em 'Bad 25', de Spike Lee,  um brilhante documentário que atravessa a vida do rei da pop,  mas que incide  num dos melhores momentos da sua carreira. Ontem a noite houve duas sessoes seguidas da Competiçāo, com 'Paradise: Glaube', o segundo filme da trilogia sobre mulheres do realizador austriaco Ulrich Seidl ('Paradise: Liebe'); e um filme independente norte-americano intitulado 'At Any Price' de Ramin Bahrin, o tal que junta um conjunto de estrelas: Dennis Quaid, Zac Efron, Kim Dickens e Heather Graham. 

José Vieira Mendes

<#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment="[if gte mso 9]> 0 false 18 pt 18 pt 0 0 false false false <#comment comment="[if gte mso 9]> <#comment comment="[if gte mso 10]> <#comment comment="StartFragment">

Em 1996 Michael Jackson, no meio de muita controversa, encontrou-se com o jovem realizador em ascensāo Spike Lee, que lhe fez o videoclip 'They Don't Care About Us', que acabou censurado na MTV. Nunca mais se cruzaram artisticamente, mas agora três anos depois da morte do rei da pop e a propósito da comemoraçāo dos 25 do album Bad, nasce este memorável documentario que compoe um colossal backstage sobre a carreira do cantor e desse momento em que estave no auge do sucesso. Para isso, Spike Lee recolheu uma grande quantidade de testemunhos, com destaque para duas figuras incontornáveis e com grande influência em Jackson: Quincy Jones e o seu engenheiro de som. Mas ainda de muitas celebridades, que colaboraram ou admiradores de Jackson, como Mariah Carey,  Cee-Lo, Kanie West e o realizador Martin Scorcese, que dirigiu o videoclip de 'Bad'. O realizador teve acesso ainda a muito material inedito do arquivo privado do cantor, construindo assim uma verdadeira obra-prima sobre a historia da pop na qual Michael Jackson foi uma das maiores referências mundiais.Depois de Cannes, o austriaco Ulrich Seidl apresentou aqui o segundo capitulo do tripitico 'Paradise' sobre mulheres a procura da felicidade. Um curioso mote que comecou com o amor, passa agora pela fé e vai terminar com a esperança. 'Paradise: Glaube' segue uma curiosa historia assente na religiao e na sexualidade: Anna Maria é uma beata fervorosa que anda de porta em porta em Viena, com uma imagem da Virgem Maria a pregar a fe catolica. Ate que o marido muçulmano e imobilizado depois de um acidente regressa a casa para desafiar a fé e a abstinência sexual de Ana Maria. Mais um regresso do cineasta austriaco a uma narrativa chocante e iperrealista em que a ficçao e o documentario se  mesclam na perfeiçao em verdadeiras cronicas de alluma raras vivências ocidentais. Uma das melhores surpresas de 'At Any Price' de Ramin Bahrin è assistir a crescimento de um jovem actor um dos grandes protagonistas deste filme: Zac Efron. Depois seguramente da interpretaçao notável de Denis Quaid no papel de um grande agricultor, num historia de familia algo lisa, convencional e previsivel, mas ambientada num meio poucas vezes abordado no cinema norte-americano. Um filme que deve fazer carreira nos prémios do ano, quanto mais nāo seja pelo se carácter independente e pela qualidade das interpretaçoes.

 

 

 

 

 

 

<#comment comment="EndFragment">