Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cinéfilo: catalogando o passado

Cinéfilo

  • 333

O Final Cut tem um novo blogue. Pedro Homero alimenta este espaço com recortes, textos e comentários da revista Cinéfilo, entre 1928 e 1939. Uma viagem no tempo

Pedro Homero

Quis a força das circunstâncias (as circunstâncias - presume-se - têm força) que, por via familiar indirecta, viesse a ter acesso a uma colecção encadernada dos primeiros 578 números da revista Cinéfilo, um suplemento  semanal (que começou, no entanto, sendo quinzenal) do jornal O Século. Estes números cobrem os anos de 1928 a 1939. Quis as características caçadoras-recolectoras da genética humana que me entrasse na cabeça a ideia de digitalizar, aos poucos, cada número da revista. Devo achar que não tenho mais nada para fazer, certamente. A ideia ganhou forma e - pasme-se - não ficou retida no limbo das boas intenções. O blogue (revistacinefilo.blogspot.com) no qual vou adicionando paulatina e pacientemente as digitalizações assim o prova.

A Visão/JL, através do Manuel Halpern, achou por bem que o Final Cut, a secção de cinema que os dois órgãos partilham, incluísse um blogue de acompanhamento, por assim dizer, no qual se supõe que escreverei textos medianamente interessantes sobre o que vou encontrando nesta relíquia dos anos 20 e 30 que tenho nas estantes da sala. O futuro, sábio e profeta após os actos, virá a rotular esta ideia do Halpern como desastrosa, mas enfim, todos temos o direito a errar.



A ver vamos, no que isto dá.

Este número foi visado pela censura

Este número foi visado pela censura

Revista Cinéfilo

http://aeiou.visao.pt/users/336/33622/visadocensura-5881.png