O Casal Lounge, em plena Avenida dos Aliados, não é uma gelataria, mas os gelados são uma parte importante do conceito. Quem costuma ir a Baiona aqui ao lado, na Galiza com bom tempo, conhece certamente a geladaria Xuntos e as suas intermináveis filas à porta. A culpa é dos gelados artesanais, com alta percentagem de natas e muito cremosos. E dos sabores originais. Frederico Casal Ribeiro, proprietário do Casal Lounge, fã antigo daqueles gelados galegos, não descansou enquanto não conseguiu servi-los nos seus três espaços (no do Porto, mas também nos de Famalicão e da Trofa). "Para mim, é o mesmo do que ter pastéis de Belém cá", exclama. "Em termos de importância para a região em que está", acrescenta justificando a comparação. Há 30 sabores à escolha, ainda que só 18 estejam expostos (mas pode pedir mesmo os que não estão à vista).

No capítulo dos de frutas, o destaque vai direitinho para o de laranja, o de cereja-chocolate, o de ananás e o de limão. Quanto aos outros sabores, há o - surpreenda-se! kinder, que recria o chocolate do ovo; o de after-eight; o donvito (mascarpone, biscoito de chocolate e nata) e o difícil é não continuar aqui a desenrolar as perdições.

Também no Casal Lounge, querendo, nenhum gelado tem vida solitária. As bolas conceito gourmet (feitas com ingredientes seleccionados, em quantidades limitadas a que o conceito artesanal obriga) podem casar-se com crepes de massa muito fina, waffles e uma série de toppings.


CASAL LOUNGE

Avenida dos Aliados, 42
Dom-Qua 8h-24h, Qui-Sáb 8h-02h
1 bola (independentemente do número pedido) €1,75