Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pare, SCUT e Olhe

VISÃO Motores

  • 333

O livro da autoria do jornalista Rui Cardoso explica como minimizar os custos de circulação nas autoestradas com portagens eletrónicas  

A introdução de pórticos de portagem nas antigas SCUT agravou os custos de deslocação dos portugueses, isolou as regiões do interior e fez aumentar os engarrafamentos, a poluição e os acidentes. 

É possível evitar ou minimizar os custos destas novas portagens? Na maior parte dos casos a resposta é afirmativa. Conjugando uma utilização cirúrgica dos troços portajados com itinerários alternativos consegue-se, sem grande perda de tempo, chegar onde é preciso, pagando pouco ou, mesmo, nada. 

Este livro das edições Lifecooler sugere rotas alternativas para evitar ou minimizar os custos das portagens nas ex-SCUT. Da A23 à A25, do Grande Porto à Via do Infante, uma recolha completa de itinerários, acompanhados de mapas explicativos, permitindo aos automobilistas poupar dinheiro, viajar tranquilamente e (re)descobrir o país que existe para além do betão e dos viadutos. Aqui encontramos itinerários detalhados e ilustrados referentes à maior parte das ex-SCUT, com especial incidência na A23, A24 e A25, sem esquecer os restantes eixos viários.

Sobre o autor: 

 

Rui Cardoso nasceu em Lisboa e licenciou-se em engenharia eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico. Desenvolveu toda a sua vida profissional como jornalista, primeiro no "Diário Popular" e, mais tarde, no semanário "Expresso". Dirigiu os guias de viagem publicados pelo Expresso entre 1995 e 1999, incluindo o "Guia de Portugal", "Guia das Cidades", "Guia do Melhor de Portugal" e, mais tarde, o "Guia das mais Belas Viagens de Comboio". É, atualmente, editor da secção Internacional do Expresso, desempenhando, também, as funções de editor executivo da revista mensal Courrier Internacional.