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Novos Toyota Corolla e RAV4

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A marca japonesa termina o ano em grande ao anunciar de uma assentada dois novos modelos. Duas agradáveis surpresas, qualidade e preço. Não acredita? Leia o ARTIGO e veja as FOTOS

MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se
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MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se

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A Toyota criou em 1994, o mercado SUV compacto com o lançamento do primeiro Recreational Active Vehicle com tração às 4 rodas (RAV4). O segmento dos SUV compactos, hoje, é um dos poucos que continua em crescimento na Europa, com o aumento das vendas de 18% entre 2008 e 2012. Em 2011, no mercado Europeu ocidental o segmento totalizou 772.346 unidades.

Lançado como um veículo compacto (3,69 m), de 3 portas, o primeiro "4WD urbano" foi bastante diferente dos tradicionais 4x4. O RAV4 estava equipado com um motor de 2.0 litros montado transversalmente, numa carroçaria/chassis monobloco e com conjunto de suspensão independente. Hoje, existem mais de 20 modelos diferentes neste segmento.

Em 2010 existia mais de 10 diferentes modelos no segmento dos SUV compactos, em 2012 esse número aumentou para 19.

Disponível em mais de 150 países, as três gerações de RAV4 acumularam vendas superiores a 4,5 milhões de unidades. A verdade é que apesar da concorrência ser agora bem diferente, o RAV4 tem estabelecido uma reputação de conforto, facilidade de condução, maneabilidade e capacidades de progressão em terrenos mais complicados.

A 4ª Geração Toyota RAV4 

O design e as linhas marcantes foram fundamentais para o sucesso do modelo; estas continuam a ser igualmente relevantes nesta 4ª geração. Tal como nos últimos 18 anos de comercialização das gerações anteriores. O design é agora mais forte, mais sofisticado acompanhado por um design interior com maior qualidade, mais espaço para os ocupantes, maior capacidade de carga e também mais conforto e segurança. Os tempos são outros!

O habitáculo afunilou em direção à retaguarda, enquanto e os ângulos das óticas traseiras, a linha de tejadilho e o spoiler integrado foram otimizados para estabilizar o fluxo de ar por cima da carroçaria, minimizando a turbulência e reduzindo a resistência.

A tranquilidade a bordo - e estabilidade - foi reforçada também pelas medidas tomadas na parte inferior do RAV4. A aerodinâmica também foi revista nas cavas das rodas dianteiras e traseiras, assim como nas proteções do motor, do piso, do depósito de combustível, nos braços de suspensão traseiros e nas extremidades traseiras.

Em conjunto com a reduzida projeção frontal, estas melhorias aerodinâmicas em diferentes aspetos do veículo baixaram o seu coeficiente aerodinâmico para apenas Cd 0.31.

A distância entre os passageiros dianteiros e traseiros de 970 mm coloca o novo RAV4 como o melhor da classe. Em complemento, os encostos dos bancos dianteiros de design fino proporcionam uma generosa acomodação e espaço para os passageiros traseiros, sendo este um dos atributos que se destaca na nova geração.

Os bancos traseiros, que podem ser rebatidos na proporção máxima de 60:40, são agora mais confortáveis beneficiando da reclinação do assento em 2º, permitindo um melhor apoio.

O comprimento da superfície de carga aumentou para 1,025 mm, elevando a capacidade para 547 litros. O espaço inferior da bagageira também aumentou 51 litros, de 49 para 100 litros (para versões equipadas com kit de reparação de emergência).

Para Portugal estão disponíveis as motorizações diesel 2.0 D-4D, 2.2 D-4D e 2.2 D-CAT. O novo RAV4 está disponível em tração dianteira ou integral graças ao sistema Integrated Dynamic Drive que interage com outros sistemas dinâmicos, como o controlo de binário 4WD, o controlo de estabilidade (VSC) e a direção assistida elétrica (EPS). O sistema de controlo de binário dinâmico 4WD utiliza informações provenientes de vários sensores (como a velocidade, o ângulo de viragem, a carga do acelerador e as acelerações laterais) para controlar automaticamente a transmissão de potência para o eixo traseiro enviando binário sempre que necessário.

Motor diesel 2.0 D-4D

Equipado com turbocompressor com geometria variável, o novo 4 cilindros diesel de 1998 cm3 desenvolve 124 cavalos às 3600 rpm e produz 310 Nm de binário máximo entre 1600 e as 2400 rpm, com a disponibilidade de 300 Nm desde as 1400 rpm.

Ligado a uma caixa manual de 6 velocidades e tração dianteira, este novo RAV4 é capaz de acelerar dos 0-100km/h em 10.5 segundos e atingir 180 km/h de velocidade máxima.

O bloco 2.0 D-4D, 4 cilindros, 2231 cm3 D-4D, desenvolve 150 cavalos às 3600 rpm e um binário máximo de 340 Nm entre as 2000 e as 2800 rpm. Em opção encontra-se disponível uma caixa manual ou automática, ambas de 6 velocidades aliada apenas à tração integral. 

O novo RAV4 partilha a mesma estrutura de suspensão frontal McPherson e a constituída por multi braços na suspensão traseira, ambas utilizadas na geração anterior. Contudo ambos os sistemas foram revistos e otimizados para melhorar o conforto a bordo e melhorar a resposta da direção, assim como a precisão.

Os preços variam entre os 33.660 euros da versão de acesso 2.0D - 4DV Active 4X2 e os 38.020 euros para o 2.0D-4D Exclusive. A unidade com tração 4X4 do RAV4 está à venda a partir de 47.850 euros.

MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se
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MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se

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11ª geração do Toyota Corolla 

A segunda novidade que a marca japonesa apresentou recentemente no nosso país é a nova geração do Toyota Corolla. É o carro mais vendido em todo o mundo. Até ao momento, mais de 40 milhões de Corolla foram comercializados desde a primeira geração, apresentada em 1966.

O design exterior é completamente novo. Destacando a maior distância entre eixos e um peso reduzido, o design combina as linhas fluídas e de proporções equilibradas para dar ao novo modelo uma aparência mais sofisticada, mais Premium.

Com 4620 mm de comprimento, 1775 mm de largura e 1465 mm de altura, o novo Toyota é 80 mm mais comprido, 15mm mais largo e 5 mm mais baixo do que o seu antecessor. A distância entre eixos incrementou 100 mm e a posição de condução foi revista. O nível de ajustamento de altura do banco foi aumentado de 15 mm para 60 mm e o nível de deslizamento foi estendido de 200 mm para 260 mm. Nos bancos da frente, a posição de condução está 5 mm mais avançada. 

O aumento da utilização do aço ao longo da carroçaria permitiu a aplicação de materiais mais leves noutros pontos tendo como consequência a redução de 5.7 kg em cada unidade, sem prejudicar a rigidez global. 

O painel de instrumentos pode ser equipado com dois tipos de mostradores, dependendo da versão escolhida. Os modelos das versões Comfort e Exclusive estão equipados com três mostradores. O conta-quilómetros, de tamanho grande e com posicionamento central, incorpora um computador de bordo. A versão topo de gama apresenta dois mostradores com um ecrã TFT multi-informação. Os mostradores nas versões Comfort e Exclusive encontram-se destacados com aros cromados.

O novo sistema Touch & Go 2 apresenta um novo ecrã, mapas atualizados de navegação, melhor orientação por voz, visualização de tráfego e possibilidade de consulta ao portal de cliente Toyota.

O upgrade para o sistema Touch & Go 2 permite também atualizar a unidade multimédia com a função de envio/receção de SMS no ecrã, incorporando a exibição da imagem do contacto.

Para tornar ainda mais personalizável o sistema permite a instalação de aplicações no Touch & Go 2 disponíveis para download, incluindo preço de combustíveis, tempo e informação de estacionamento. Uma nova aplicação Twitter foi desenvolvida para permitir aos proprietários Toyota contactar a sua rede social, que atualmente conta com 500 milhões de utilizadores.

O Corolla disponibiliza uma gama de motores que inclui o diesel o 1.4 D-4D e dois blocos a gasolina - o 1.33 Dual VVT-i e 1.6 Valvematic. Todos os motores podem estar acoplados a uma caixa de velocidades manual de 6 relações. A unidade 1.4 D-4D contempla possibilidade de estar acoplado à transmissão automática MultiMode.

O bloco de 1.33 litros a gasolina é capaz de produzir 99 CV e um binário máximo de 128 Nm às 3800 rpm. A notícia de que o orçamento de estado para 2014 pretende equilibrar a variação de preço entre a gasolina e o gasóleo abre espaço para reflexão e ponderação no momento de aquisição de um automóvel novo. Disponível em Portugal apenas com caixa manual de 6 relações este bloco 1.6 Valvametic desenvolve 132 CV e um binário máximo de 160 Nm às 4400 rpm, averbando um consumo anunciado pela marca de 6 l/100km.

A motorização mais popular em Portugal, até ao momento, o 1.4 D-4D encontra-se disponível com dois tipos de transmissão, a caixa manual ou a caixa MultiMode (ambas de 6 velocidades). Cumprindo com as normas de emissões Euro 5+, o bloco de 1329 cm3, debita 90 CV de potência e 205 Nm de binário entre as 1800 e as 2800 rpm.

Os sistemas de segurança ativa foram melhorados através da adoção da última geração do sistema ABS e pedal de travão com curso mais reduzido melhora a sensação mais precisa e uma melhor resposta do sistema. Está disponível o Controlo de Tração (TRC) o Controlo de Estabilidade (VSC), tal como a Assistência ao arranque em subida (HAC).

O novo Corolla está equipado com 7 airbags, frontais para condutor e passageiro, um airbag para os joelhos do condutor, dois airbags laterais dianteiros e airbags laterais de cortina em todo o comprimento do habitáculo.

Os bancos dianteiros e traseiros apresentam cintos de segurança com sistema ELR (Emergency Locking Retractor) e apoio em três pontos. O ELR foi concebido para travar o cinto de segurança quando é aplicada uma carga excessiva ao longo de uma força predefinida. Os cintos do condutor e do passageiro da frente beneficiam ainda de um pré-tensor e de função de limitadora de força. Durante a colisão, o limitador de força reduz progressivamente a tensão do cinto de segurança, para reduzir o impacto no peito dos ocupantes.

O Novo Corolla está equipado com sistema anti chicote (WIL) nos bancos dianteiros para proporcionar proteção cervical, em caso de colisão na traseira.

O preço deste modelo é muito interessante, senão repare. O Corolla 1.33 Dual VVT-i Active custa 20.295 euros, na versão Confort com o mesmo motor sobre ligeiramente para os 21.295 euros e a unidade Exclusive vale 22.296 euros.

O Corolla 1,4 D-4D Active custa 23.950 euros, o Confort ascende aos 24.850 euros e o Exclusive para os 25.950 euros. A diferença entre o preço dos motores a gasolina/gasóleo é tão próxima que deixa nas mãos do cliente escolher a opção se valoriza mais determinado motor ou mais equipamento.