Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Jaguar F-TYPE Coupe apresentado no Salão de Los Angeles

VISÃO Motores

  • 333

Disponível nas versões F-TYPE, F-TYPE S e F-TYPE R, o F-TYPE Coupe foi construído integralmente em alumínio e é o desportivo Jaguar dinamicamente mais eficaz e mais centrado na performance de sempre

O F-TYPE R Coupe é o modelo mais ambicioso da família Jaguar. Incorpora o motor V8 Supercharged de 5.0 litros na sua versão de 550 CV e 680 Nm, que lhe permite acelerar de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos e atingir uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h. 

O F-TYPE Coupe e o F-TYPE S Coupe incorporam o motor Jaguar V6 3.0 Supercharged a gasolina com 340 CV / 450 Nm e 380 CV / 460 Nm que, respetivamente, permitem uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 e 4,9 segundos e uma velocidade máxima de 260 e 275 km/h.  

O F-TYPE Coupe encarna a visão do design do coupé desportivo C-X16 Concept que foi apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt de 2011.

O painel do tejadilho encontra-se disponível com painel em alumínio ou com acabamento em vidro panorâmico. O spoiler traseiro ativo é incorporado no perfil traseiro, enquanto que os farolins com tecnologia LED envolvem a tampa da bagageira, que disponibiliza também a possibilidade de acionamento elétrico. 

O spoiler eleva-se automaticamente a 110 km/h, proporcionando uma redução adicional de 120 kg na força de sustentação e aerodinâmica e recolhe automaticamente quando a velocidade for inferior a 70 km/h.

Para tirar o máximo partido de forma segura, progressiva e controlada dos seus 550 CV de potência, o F-TYPE R Coupe conta com uma suspensão especificamente calibrada e novas tecnologias dinâmicas. Nestas incluem-se um Diferencial Ativo Eletrónico de segunda geração e, pela primeira vez num Jaguar, Vetorização do Binário através da Travagem, sistemas que funcionam em paralelo para proporcionar uma resposta imediata. O sistema EAD redistribui automaticamente o binário entre as rodas traseiras para proporcionar um controlo no limite, enquanto que, sempre que necessário em curva, a Vetorização do Binário através da Travagem aplica a força de travagem de forma precisa às rodas interiores para maximizar a agilidade. A suspensão desportiva com Sistema Dinâmico Adaptativo e o Modo Dinâmico Configurável maximizam também a capacidade de resposta do F-TYPE R.  

O F-TYPE R e o F-TYPE S Coupe dispõem também - opcionalmente - de Travões Cerâmicos em Carbono. Todos os modelos F-TYPE Coupe utilizam a caixa Jaguar Quickshift de oito velocidades de relações próximas otimizada para proporcionar uma performance desportiva, com a possibilidade de controlo integralmente sequencial através da alavanca de velocidades central SportShift ou das patilhas no volante. 

O F-TYPE Coupe complementa a gama atual de três modelos do F-TYPE Convertible; o F-TYPE com motor V6 de 340 CV, o F-TYPE V6 de 380 CV e o F-TYPE V8 S com 495 CV.

O F-TYPE R Coupe representa o topo da gama F-TYPE. Impulsionado pelo motor Jaguar V8 5.0 Supercharged a gasolina com 550 CV e 680 Nm produzido integralmente em alumínio, o F-TYPE R Coupe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h. Necessita de 9 segundos para acelerar de 0 a 160 km/h, percorre os 400 metros desde arranque em 12,5 segundos e acelera de 80 a 120 km/h em apenas 2,4 segundos. As emissões de CO2 são de 259 g/km.

O F-TYPE R Coupe encontra-se equipado com o Sistema Dinâmico Adaptativo da Jaguar que controla ativamente o movimento vertical, o rolamento e a aceleração longitudinal da carroçaria. O sistema analisa continuamente as solicitações do condutor e as condições da estrada, ajustando o amortecimento em conformidade até 500 vezes por segundo para otimização da estabilidade. No F-TYPE R, o software de controlo do Sistema Dinâmico Adaptativo incorpora uma configuração personalizada, funcionando em conjunto com a taragem revista das molas para proporcionar um comportamento consistente e progressivo. Em comparação com o F-TYPE V8 S Convertible, as molas são 4,3% mais rígidas no eixo dianteiro e 3,7% na no eixo traseiro.

A ativação do modo Dynamic proporciona uma experiência de condução mais excitante graças ao controlo maximizado do rolamento da carroçaria através de uma taragem de amortecimento mais firme, uma direção mais direta, passagens de caixa mais rápidas e uma resposta mais instantânea às solicitações no pedal do acelerador. No F-TYPE R Coupe, o modo Dynamic pode ser configurado de série através do ecrã tátil central de oito polegadas, permitindo ao condutor selecionar e gravar as configurações conforme as suas preferências.

O sistema de Escape Desportivo Ativo Selecionável, com as suas quatro ponteiras de escape exclusivas, eleva a emoção sonora gerada pelos 550 CV do motor.

Interior

Como em todos os modelos da gama, o habitáculo é orientado para o condutor do R Coupe. Para assegurar o apoio em curvas a velocidade elevada, os bancos desportivos incorporam apoios laterais com ajuste elétrico. Os bancos encontram-se revestidos em couro com o logótipo 'R' em relevo no encosto de cabeça.

O cockpit transmite a suas intenções desportivas com um volante de diâmetro reduzido Jet em couro com secção inferior plana e logótipo R. 

Todos os F-TYPE encontram-se equipados com o sistema Inteligente Stop/Start da Jaguar que, quando as condições o permitem, desliga automaticamente o motor quando o veículo se imobiliza e o condutor mantém o pé no pedal do travão. Ao retirar o pé do pedal do travão, o motor é novamente ligado enquanto o condutor desloca o pé do pedal de travão para o acelerador. O sistema reduz o consumo e as emissões em até 5 porcento. 

A gama é disponibilizada com três sistemas de som, dois dos quais produzidos pela firma britânica Meridian. Incorporam 10 ou 12 altifalantes e uma potência de 380W e 770W respetivamente. O topo de gama é o sistema Trifield, também propriedade da Meridian.