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GTi e XY - A ofensiva da Peugeot para a gama 208

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Viajei até ao Sul de França para conduzir o novo Peugeot 208 GTI e conhecer o requintado 208 XY

MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se
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MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se

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MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se
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MÁSCARA, CAOS E SILÊNCIO - É a primeira sensação e uma espécie de passaporte para uma nova realidade: o momento em que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se confunde com a esperança que nos colocam a máscara de oxigénioe, na maca, entramos num mundo de caos e de silêncios, onde o medo se

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Há exatamente 29 anos chegava ao mercado nacional o Peugeot 205 GTi. O carro na altura deu que falar no nosso país. Tinha 27 anos quando comprei um 205 CTI, usado. O cabrio era uma máquina. Tinha 115 CV de potência, andava que se fartava. Agora, com o 208 GTi, a Peugeot decidiu renascer o mito. 

O ensaio de condução aconteceu em Nice. Os organizadores desta apresentação internacional prepararam um percurso de 130 quilómetros em estrada de montanha.

Ao início achei a suspensão do GTi demasiado firme para um automóvel que no dia-a-dia tem de ser rápido em autoestrada e ao mesmo deve enfrentar o trânsito citadino. O novo GTi revelou possuir todas as características técnicas e performances dignas de um pequeno desportivo compacto.

Já tinha ficado impressionado com o desempenho do motor 1.6 THP com turbo-compressor de geometria variável e 200 CV de potência às 5.800 rpm quando conduzi o novo RCZ. O binário deste bloco é de 275 Nm / 1.700 rpm.

O Peugeot 208 GTi portou-se muito bem dinamicamente. Nunca vacilou! Rápido nas acelerações e recuperações. As jantes de 17 polegadas calçadas com uns eficazes Michelin Pilot ajudaram a domar o pequeno leão. A caixa de seis velocidades muito precisa, acelerações dos 0 aos 100 km/h em 6,8 segundos. Há semelhança do que já tinha acontecido como RCZ, o motor 1.6 THP a gasolina surpreende pelos consumos de 9,6 litros/100km. Para o tipo de condução que realizámos em estrada de montanha, com curva e contra curva, o consumo que referi é muito aceitável. Referência para os rivais diretos do novo GTi. São eles o Ford Fiesta ST, o Renault Clio RS, o Punto Abarth, Opel Corsa OPC, Citroën DS3 e Volkswagen polo GTi. 

O preço do novo modelo é atrativo: 24.950 euros.

208 GTi: equipamento de série

- Aileron traseiro desportivo

- Airbags frontais, laterais e de cortina

- AC automático bi-zona

- Cruise Control com programação

- Dupla saída de escape cromada

- E.S.P. - Electronic Stability Program (totalmente desactivável)

- Faróis de nevoeiro com cornering

- Jantes em liga leve 17" Carbone Storm

- Luzes diurnas e piscas em LED

- Navegação integrada

- Óculo e vidros laterais traseiros escurecidos

- Pack Visibilidade

- Pinças de travão vermelhas

- Pneu sobressalente com Jante liga leve 17"

- Retrovisores exteriores rebatíveis eletricamente

- Sistema de ajuda ao estacionamento traseiro

- Touch Screen de 7", com 6 altifalantes, sistema de som Arkamys, tomada USB e Jack, Bluetooth, e comandos no volante

- Volante em couro perfurado com monograma GTi

A Peugeot decidiu colocar já à venda - exclusivamente online - cinco unidades do 208 GTi Limited Edition. É uma série especial associada ao lançamento, o 208 GTi Limited Edition, que terá um volume de produção limitado a 79 veículos para toda a Europa.

A série limitada custa 26.600 euros e acrescenta ao nível de equipamento de série do 208 GTi: cor exterior Branco Nacré Satin, numeração no painel de bordo e na parte inferior dos vidros laterais traseiros, jantes em liga leve 17" Carbone Noir Onyx e centros de roda com contorno.

Peugeot 208 XY

Em Nice, fiquei ainda a conhecer o 208 XY. É o primeiro citadino no seu segmento a propor, de série, a tecnologia Park Assist, que permite efetuar um estacionamento semiautomático. O condutor tem apenas que controlar a progressão do veículo e o espaço circundante.

É uma proposta que pretende conquistar o nicho de mercado dos "Premium" compactos onde concorre com modelos como o Audi A1, Alfa Romeo Mito, Opel Adam ou o Mini Cooper. 

O novo 208 XY estará disponível com três motorizações - 1.6 THP 156 cv, 1.6 e-HDi 92 cv e 1.6 e-HDi 115 cv - e um único nível de equipamento

Preços XY

1.6 THP 156 cv > PVP 23.561€

1.6 e-HDi 92 cv > PVP 22.861€

1.6 e-HDi 115 cv > PVP 23.661€

A data de lançamento das duas novidades em Portugal é o dia 15 de Maio.