Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A carrinha Mercedes Classe E que gosta de andar fora de estrada

VISÃO Motores

  • 333

Revelada no Salão Automóvel de Paris, a nova carrinha chega ao mercado na primavera de 2017

Foto: Daimler AG - Mercedes-Benz Cars

Das estradas de terra batida aos terrenos mais rochosos ou ainda às estradas sinuosas cobertas de neve – o novo Classe E All-Terrain promete percorrer caminhos nos quais os modelos convencionais station preferem não arriscar grandes aventuras. A maior distância ao solo, às rodas de maiores dimensões e o sistema de tração integral 4MATIC - equipado de série - permitem-lhe percorrer trilhos que a maiora das carrinhas "convencionais" não conseguem chegar.

O Mercedes Classe E All-Terrain evidencia uma aparência robusta que também o distingue das stations clássicas. O dinamismo e o luxo combinam de tal forma que ninguém fica indiferente! A característica mais marcante da dianteira é a grelha de duas lamelas estilo SUV, com uma estrela integrada ao centro. As lamelas têm um acabamento prateado. O para-choques dianteiro e o painel de proteção inferior cromado também contribuem para a aparência robusta.

Na vista lateral, as extensões dos guarda-lamas com acabamento em preto são uma característica distintiva que destaca o carácter todo-o-terreno do modelo. Isto também se aplica às saias laterais cuja cor de acabamento é idêntica e inclui uma faixa cromada de revestimento. Devido às suas grandes dimensões, os três modelos de jantes de liga leve de 19 e 20 polegadas conferem ao veículo uma aparência de segurança, permitindo uma maior distância ao solo e aumentando o conforto em caminhos de piso irregular.

As características do interior incluem componentes de revestimento em alumínio com acabamento semelhante a carbono, pedais desportivos em aço inoxidável e tapetes com inscrição All-Terrain.

O All-Terrain está disponível com a linha de equipamento interior AVANTGARDE como equipamento de série, enquanto as linhas de equipamento EXCLUSIVE e designo estão disponíveis como opção.

O novo modelo está equipado de série com todas as soluções inteligentes do compartimento de bagagens do Classe E Station, tais como a posição de carga do banco traseiro e o rebatimento repartido do banco na proporção de 40:20:40. Estão disponíveis todas as inovações do Classe E relativas à segurança, conforto e tecnologia.

O All-Terrain será lançado na versão E 220 d 4MATIC (143 kW/194 CV) com o recém-desenvolvido motor Diesel de quatro cilindros. Brevemente, após o lançamento, seguir-se-á uma versão equipada com um motor Diesel de seis cilindros. Ambos os modelos serão equipados de série com a nova caixa de nove velocidades automática 9G-TRONIC.

O All-Terrain está equipado de série com o sistema DYNAMIC SELECT. Este permite selecionar cinco programas de condução com diferentes características de comportamento do motor, da caixa de velocidades, do ESP® e da direção.

Foto: Daimler AG - Mercedes-Benz Cars

O programa de condução All-Terrain é uma função específica deste modelo que foi adotada do Mercedes GLE e permite configurar o veículo para uma condução em pisos todo-o-terreno. Até uma velocidade de 35 km/h, ao selecionar o DYNAMIC SELECT All-Terrain, com o interruptor de programas de condução, o chassis é elevado através da suspensão pneumática AIR BODY CONTROL equipada de série em cerca de +20 mm. Os limites de atuação do sistema ESP, do controlo ativo de estabilidade e do controlo de tração (ASR), são ajustados em conformidade. Este programa de condução inclui um indicador especial no ecrã do painel de instrumentos do veículo. A informação indicada inclui ainda o ângulo da direção, a altura do veículo (posição da suspensão pneumática), o declive, o ângulo de inclinação, a posição do pedal do acelerador, a posição do pedal dos travões e uma bússola.

Graças à suspensão pneumática, é possível obter três níveis de altura que variam entre os 0 e os +35 mm. Independentemente do programa de condução, a altura máxima do chassis também pode ser selecionada manualmente com o botão de seleção da altura na consola central. O Classe E All-Terrain tem uma altura superior ao Classe E Station em cerca de 29 milímetros – 14 mm devido aos pneus com uma maior perfil e 15 mm devido à altura normal da suspensão pneumática. A altura ao solo varia entre os 121 e os 156 mm.

O lançamento do Classe E All-Terrain está agendado para a primavera de 2017. Os preços para o nosso país ainda não são conhecidos.