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Perfil

Carla Isidoro

Carla Isidoro

Consumo Consciente

Fui jornalista de cultura contemporânea, culturas africanas, viagens, comportamento e tendências de consumo em media nacionais e internacionais. Do jornalismo passei para a assessoria e hoje trabalho para organizações e projetos culturais que querem a sua comunicação otimizada. Sou pós graduada em Antropologia na vertente de Cultura Material e Consumo, e especializada em Comunicação Ambiental. falaterra@sapo.pt

  • Que o alimento seja o teu remédio

    Escolher bem é difícil num mundo que plastificou o pensamento e as ações. Se uns comem plástico por ser a opção mais barata, outros mais endinheirados fazem plásticas à cara e ao corpo. Onde ficam o orgânico e o natural num mundo cada vez mais artificial? Passarão a ser luxos ao alcance só de alguns?

  • Coco Chanel, apresento-te a Zippy

    Há cem anos, Coco Chanel criou duas peças de roupa que são consideradas ícones de moda "sem género" até hoje. Ambas são usadas por mulheres e homens, e nenhuma é extravagante. A iniciativa da Zippy ao lançar a coleção Happy "ungendered" está simplesmente a continuar um legado que tem raízes num passado longínquo

  • Novas maiorias no mercado: chegou a geração M

    Nos últimos dois anos multiplicaram-se, em Lisboa, eventos e negócios em volta da cultura árabe. Foi inaugurado o restaurante Mezze para a integração de refugiados do Médio Oriente em Portugal, mas por aqui e por ali abundam almoços e brunchs árabes organizados de forma informal em locais que nada têm a ver com esta cultura. Será coincidência? Diria que é um sinal claro de uma mudança que já se instalou e vai virar mainstream

  • O homem do futuro

    Até há pouco tempo a masculinidade era sinónimo de poder, dominação e sucesso. As marcas ajudaram a criar uma ideia estereotipada de homem que hoje está visivelmente em queda, a ponto de termos a palavra ‘tóxico’ associada a masculino e masculinidade. Vamos perceber o que está a mudar

  • Cidades em alta, países em risco

    Num mundo vincado por terrorismo e populismo, a credibilidade de certos países está em queda enquanto a identidade de certas cidades ganha poder internacional. Lisboa está em expansão e vantagem, mas à medida que o turismo sobe a insatisfação dos locais desce. O que conseguimos oferecer de único e particular em cidades de turismo crescente?

  • Slow living, vagar para viver

    O que é isto do slow living e de ter uma vida pausada e orgânica dentro da cidade? É saber cortar com os aspetos negativos da vida urbana privilegiando a integração e conexão com a natureza, ou baixar apps e consumir produtos que montam à nossa volta um cenário que nos faz pertencer a esta tendência? É modinha passageira ou integração?

  • As marcas, os plásticos e o alterconsumidor

    O futuro dos plásticos descartáveis tem estado a ser discutido pelos partidos políticos e pela sociedade. São a ponta do icebergue de um problema maior chamado hiperconsumo que se desdobra em sub-problemas e ameaças à sobrevivência das espécies no planeta. Que mudanças qualitativas virão dos governos, da indústria e do retalho para invertermos a insanidade da produção de lixo e do consumo desenfreado?