Nuno Moreira

Nuno Moreira

Consultor de Gestão e Docente Universitário na U.Porto (FEP e Porto Business School). Certification in Risk Management Assurance (CRMA), Certified Fraud Examiner (CFE), Forensic Certified Public Accountant (FCPA) e Membro do Instituto Português de Corporate Governance. Associado do Observatório de Economia e Gestão de Fraude. O OBEGEF é uma associação, sem fins lucrativos, para a aquisição de novos saberes sobre a fraude e a corrupção, contribuindo, pela formação e informação, para a sua deteção e prevenção.
Silêncio da fraude

O Risco de Manipulação do Relato de Sustentabilidade

É de notar que o crescimento acentuado nas décadas mais recentes do relato empresarial no âmbito da sustentabilidade e responsabilidade social, muitas vezes não tem vindo a ser acompanhado, de igual forma, de maior credibilidade e fiabilidade

Silêncio da fraude

Divulgação (obrigatória) dos riscos de corrupção nas EIP... think small first

A Diretiva 2014/95/UE do Parlamento Europeu e do Conselho estabelece que as entidades de interesse público (EIP) com mais de 500 colaboradores terão a obrigatoriedade de incluir no seu relatório de gestão uma “Demonstração Não Financeira”

Silêncio da fraude

Auditoria Conjunta em Portugal....uma oportunidade adiada ou perdida?

Havendo mais do que uma empresa de auditoria que, conjuntamente, avançam para uma revisão oficial de contas e que a planeiam em conjunto ( Joint Audit), atendendo às competências e experiências necessariamente diversas de cada uma, não seria mais fácil ,nesta modalidade, dar uma “missão” e uma orientação mais “forense” a uma delas, tornando o combate à fraude mais eficaz?

Silêncio da fraude

O relato das práticas de combate à corrupção...a hora é de “comply or comply”!

A operacionalização de práticas de combate à corrupção por parte das organizações e as divulgações previstas neste processo de relato obrigatório de informações não financeiras, representam inequivocamente mais um importante contributo numa ótica de responsabilidade social

Silêncio da fraude

"O vírus da fraude no SNS".... Para quando a vacina?

Todos os meses o SNS é lesado em 15,2 milhões de euros.

Chegaram as Auditorias "milagrosas"!
Economia

Uma opção, no mínimo, imprudente...

Mais uma crónica da secção Gestão de Fraude, desta vez da autoria de Nuno Moreira

Economia

A Auditoria (Forense) e a Fraude

Nova crónica da secção Gestão de Fraude, assinada, esta semana por Nuno Moreira