Abílio Ferreira

Abílio Ferreira

Jornalista
Iniciou a carreira no diário Comércio do Porto, em 1977, seguindo para o Semanário e Visão, antes de ancorar no Expresso. Pertence à delegação do norte e opera preferencialmente na fileira da economia. Não reclama nada do mundo. Quando chegou, em 1955, o mundo já cá estava.
Exame
Exame

“Sou mais ambicioso agora do que quando era jovem.” Palavra de António Mota.

Aos 63 anos, o presidente da Mota-Engil não abdica do poder de dizer “não”. Mas tem de se controlar para “não controlar”. António Mota não esconde que no pico da crise uma dúvida o assaltou: “O que estou cá a fazer?” Vencida a tempestade, faz o balanço de 40 anos de carreira: “Fizeram-se mais coisas boas do que más.” Leia a entrevista de vida ao empresário na nova edição da EXAME, já nas bancas.

Exame
Exame

Polisport: A pedalada vigorosa

Exame
Exame

Cotesi: Amarrada ao fio agrícola

Exame
Exame

Colep - Comprar para crescer

“É preciso perceber do negócio e eu percebo” Exame
Exame

“É preciso perceber do negócio e eu percebo”

O ‘tubarão’ dos cruzeiros fluviais, quer ser um agente ativo na consolidação do negócio a nível global e diz que a operação da alemã Nicko, comprada há um ano, navega com o vento a favor. O seu universo empresarial (16 empresas) tem uma avaliação líquida de 360 milhões de euros. A sua fortuna é um bocadinho superior. Leia a entrevista na edição de setembro da EXAME, já nas bancas.

A tempestade angolana Exame
Exame

A tempestade angolana

Depois da euforia, a deceção. Com o preço do petróleo em queda livre, a economia angolana gripou e obriga as empresas portuguesas a uma aterragem violenta e perigosa. Vale a pena insistir?

A PME do Ano: Cordeiro, Campos & C.ª Exame
Exame

A PME do Ano: Cordeiro, Campos & C.ª

De Barcelos, produz peças de dois mil euros e fornece marcas de alta costura mundial.

Exame
Exame

"A ausência de crescimento sustentável e a deflação são ameaças reais"

O novo centro fabril da Unicer é inaugurado este mês. O presidente da cervejeira orgulha-se deste feito e do crescimento da empresa, apesar de recear que a ameaça de deflação em Portugal afete o crescimento da economia e o desempenho da empresa. Sobre Angola, acredita que a construção da fábrica arrancará antes do final do ano e a produção começará em 2016

Corretora na alta roda Exame
Exame

Corretora na alta roda

A MDS está no top 10 mundial dos seguros, é a terceira no Brasil e preside à BrokersLink, rede que se tornou um gigante global. Agora ganha um novo fôlego. Saiba como

Fruta casa-se com as águas Exame
Exame

Fruta casa-se com as águas

A Fonte Viva, empresa de garrafões de água, comprou a Simple Fruit e quer duplicar a faturação desta

Aveiro, alma exportadora Exame
Exame

Aveiro, alma exportadora

A balança comercial do distrito é excedentária, o desemprego inferior à média nacional. Fizemos raios x à região e descobrimos casos de sucesso na região.

Sinfonia perfeita Exame
Exame

Sinfonia perfeita

A Vicoustic insonoriza estúdios em todo o mundo. É uma espécie de Autoeuropa da acústica.

A dourada ambição da Milénio Exame
Exame

A dourada ambição da Milénio

A Milénio Gold, dirigida por um jovem de 25 anos, quer atingir as 100 lojas em 2013. Em Espanha conta abrir 15 espaços.

Douro sobre azul Exame
Exame

Douro sobre azul

O vento sopra a favor dos cruzeiros fluviais e a Douro Azul surfa a onda, reforçando a frota. Em 2014, duplica a faturação e quadruplica resultados operacionais.