Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Remo: Portugueses 'voadores' remam para a final

Atualidade

  • 333

Associated Press

Os remadores portugueses Pedro Fraga e Nuno Mendes cumpriram o objectivo para que se treinaram nos últimos quatro anos: classificaram-se, esta manhã, para a final de LM2x, ficando, desde já garantida uma melhor classificação do que o 8.º lugar alcançado em Pequim 20008. 

Rui Tavares Guedes em Londres

Pedro Fraga e Nuno Mendes vão ser umas das seis duplas de remadores na final olímpica marcada para sábado, às 12 horas, no campo de regatas de Eton Dorney, nos arredores de Londres, depois de se  classificarem em terceiro lugar na sua meia-final desta manhã.

 "Cumprimos o objectivo principal a que nos tínhamos proposto", disse Nuno Mendes, após a prova. "Mas isto ainda não acabou", avisou, a seu lado, Pedro Fraga. "Agora temos que recuperar para chegarmos à final e darmos o nosso máximo."

 Emocionado, o presidente da Federação Portuguesa de Remo, António Rascão Marques fez questão de elogiar os dois atletas: "Este momento histórico do remo português só foi possível graças a dois indivíduos excepcionais que, há 12 anos, meteram na cabeça que era isto que queriam fazer. Foi esta a opção de vida que eles tomaram."

O treinador holandês Mark Emke, que orienta a dupla desde 2010, elogiou a "super corrida" de Pedro Fraga e Nuno Mendes. "Quando vão para o sprint final eles são de qualidade top mundial. Por isso, apesar de não terem arrancado muito fortes, conseguiram decidir bem no fim. Eu previ que era isso que ia acontecer." 

 E o que é que pode acontecer no sábado, quando se reunirem as seis melhores duplas de remo nesta categoria? "A este nível estamos todos muito juntos, as distâncias são muito curtos. Portanto, tudo pode acontecer...", diz Nuno Mendes.