Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Quer ser mais atraente? Arranje amigas feias

Estudo do Dia

  • 333

Mario Tama / GettyImages

Uma equipa da Royal Holloway University of London dedicou-se a estudar o fenómeno e comprovou o que já suspeitávamos: há momentos na vida que dá mesmo jeito ter ao lado amigos mais feios do que nós

Em contraste com a teoria clássica sobre a escolha, um estudo recente de Nicholas Furl, da Royal Holloway University of London, vem mostrar que existem outros fatores a ter em conta no momento da atração.

O investigador pediu a alguns jovens alunos da sua universidade que classificassem a atratividade das pessoas-alvo que viam nas fotografias que lhes eram apresentadas. Em primeiro lugar, as pessoas apareciam sozinhas nas fotografias. Depois, a mesma pessoa surgia ao lado de outras duas, para formar um termo de comparação.

A investigação verificou que os participantes tinham maior tendência a considerar um alvo mais atraente do que o outro, dependendo da atratividade de quem o acompanhava. Isto é, a classificação de um alvo aumentava depois de ser apresentado ao lado de outros alvos com uma avaliação mais baixa.

Este fenómeno acontecia quer nos casos em que os participantes alvo eram classificados atraentes, quer nos casos em que eram considerados medianos.

Pois é, a companhia que tem quando tenta impressionar alguém - os famosos "wingman" e "wingwoman" - pode ser mais importante do que imagina para atingir o sucesso.