Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

E se o chocolate fizer tão bem como o exercício?

Atualidade

Os benefícios da ingestão de pequenas quantidades de chocolate preto já são bem conhecidos, mas um grupo de cientistas descobriu agora que o seu efeito nos músculos pode ser o mesmo do exercício físico

Os investigadores norte-americanos envolvidos neste estudo concluiram que uma das substâncias encontradas no chocolate, ?a epicatequina, parece desencadear a mesma resposta muscular que o exercídio vigoroso. Na base desta teoria estão as mitocôndrias, responsáveis pela produção de energia das células. "As mitocôndrias produzem energia que é usada pelas células do corpo. Mais mitocôndrias implicam a produção de mais energia", explica um dos cientistas, Moh Malek, da Universidade de Wayne State, em Detroit.

"Exercício aeróbico, como correr ou andar de bicicleta, aumenta o número de mitocôndrias nas células dos músculos. O nosso estudo descobriu que a epicatequina desencadeia a mesma resposta, sobretudo dos músculos cardíacos e esqueléticos", sublinha o investigador.

Durante 15 dias, um tipo específico de epicatequina do cacau foi dado a ratos duas vezes por dia. Os roedores também faziam 30 minutos diários de treino.

Os investigadores concluiram que os animais que apenas recebiam  epicatequina tinham a mesma capacidade física do que os que corriam.