Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Arqueólogos descobrem 15 monumentos em redor de Stonehenge

Atualidade

  • 333

O estudo sugere que os 15 monumentos anteriormente desconhecidos, ou pouco conhecidos, estão escondidos em redor do antigo monumento de pedra, na Grã-Bretanha. 

Utilizando as mais recentes tecnologias, os pesquisadores destacados para o estudo descobriram 15 monumentos previamente desconhecidos sob, e em redor, do antigo monumento Stonehenge. Conhecido como "The Stonehenge Hidden Landscape Project", o projeto reuniu quatro anos de esforço e entrega à pesquisa que acabou por comprovar que para além do monumento de pedras, algo mais profundo existe naquela área.

Desde "scanner 3D" a radares de penetração no solo - para que seja possível criar um mapa do subsolo altamente detalhado de toda a área - os pesquisadores utilizaram diversas técnicas tecnológicas de pesquisa, para a realização do estudo arqueológico.

Tendo em conta um dos parceiros do estudo - Instituto Ludwig Boltzmann para a Prospeção Arqueológica e Arqueologia Virtual - "as tecnologias são extremamente vantajosas, pois podem ser muito menos destrutivas do que as técnicas tradicionais à base de escavação exploratória".

Entre as novas descobertas está uma antiga vala a sul conhecida como "Cursus", adiantou ao The Smithsonian, o Prof. Vince Gaffney, arqueólogo da Universidade de Birmingham, e cientista no projeto. O arqueólogo acredita que "Cursus" se alinha com o nascer do sol nos equinócios de primavera e outono, e que pode ter servido de orientação para as pessoas se dirigiam até ao centro de Stonehenge.