Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

ISCTE já tem alternativa à praxe

Atualidade

Instantâneo da IULCOME 2015

Hugo Alexandre Cruz

No momento em que 100 individualidades, numa carta aberta, pedem às instituições de ensino superior que arranjem alternativas à praxe, o ISCTE prepara o arranque da 3.ª edição do IULCOME, uma iniciativa inédita de acolhimento dos caloiros, que junta aquisição de conhecimento a duas megafestas

O trocadilho é entre ISCTE-IUL (Instituto Universitário de Lisboa) e welcome. Deu IULCOME e já tem marcada, para 14, 15 e 16 de setembro, a sua 3.ª edição. Os caloiros são recebidos por 250 estudantes-voluntários do ISCTE, que passam a seus mentores, lhes apresentam a sua nova escola e os organizam em equipas de cinco, de diferentes licenciaturas, para escolherem um tema, investigá-lo e proporem um projeto sobre ele. Em paralelo, há duas megafestas noturnas - o "Sunset IULCOME" e a "IULCOME Night".

A IULCOME não podia estar mais em linha com uma recente carta aberta, em que 100 individualidades pedem aos estabelecimentos de ensino superior que arranjem alternativas à praxe.

Na edição deste ano, os caloiros são desafiados a explorar cinco temas - desenvolvimento social, Portugal no mundo, sustentabilidade e ambiente, aldeia global e quotidiano universitário. Haverá uma sessão de discursos motivacionais de antigos alunos do ISCTE que são hoje donos ou sócios de empresas de sucesso, como Miguel Pina Martins, da Science4You.

Depois, segundo os temas, todas as equipas reunir-se-ão com os seus mentores e tutores (professores), para começarem a estruturar os seus projetos. A seguir, preparam a apresentação do projeto em cinco minutos. Ao fim do dia, essa apresentação é submetida à avaliação de grupos de antigos alunos, com as sugestões e críticas inerentes. Quem quiser, pode durante a noite continuar a trabalhar em equipa e a discutir o seu projeto.

No último dia, a meio da manhã, os projetos são apresentados perante todos os caloiros e eles mesmos, democraticamente, escolhem os dois melhores em cada tema. Após o almoço, chega a "hora H": os projetos selecionados são escrutinados por um júri de antigos alunos, o qual elegerá o vencedor em cada área.

Aí já se estará perto das oito da noite, altura de a "IULCOME Night" começar a bombar pela madrugada fora.