Para o público infantil e respectivas famílias, estão previstas duas estreias. A primeira, nos dias 1 e 8 de dezembro, será a do teatro musical "Pinóquio - o Primeiro Natal", que consiste num teatro com muita música, em Monserrate, pela mão da associação Lua Singular. Neste teatro musical é apresentada a história do primeiro Natal de Pinóquio, incluindo as personagens de Gepeto, o Grilo Falante e a Fada Azul, e ainda do PapaFogo, dono do teatro de fantoches. Nesta atividade, as crianças são convidadas a levarem consigo um brinquedo usado, para que no final se proceda a uma troca de brinquedos na oficina do Gepeto.

A 10 de dezembro, numa outra estreia, a Parques de Sintra apresenta "Música de brincar", uma atividade lúdico-musical para pais e filhos, com voz e instrumentos que estimulam o sentido melódico e rítmico dos participantes, na Sala da Música do Palácio de Monserrate.

Ainda para o público infantil, terão lugar as encenações de natais temáticos, em atividades nas quais as crianças também participam. O Natal Saloio é apresentado a 4 de dezembro na Quintinha de Monserrate, contando com todos para ajudar a amassar o bolo-rei e construir brinquedos; o Natal Real é apresentado a 11 de dezembro no Palácio da Pena, recriando os hábitos natalícios da família real e explicando a introdução da árvore de Natal em Portugal por parte de D. Fernando II, incluindo ainda uma pequena oficina de cerâmica; e o Natal Franciscano a 18 de dezembro no Convento dos Capuchos, reconstituindo à luz das velas a relação dos franciscanos com o culto da natividade.

No que respeita ao público adulto, terão lugar durante dezembro duas oficinas também subordinadas ao tema do Natal. A 1 de dezembro terá lugar, das 10h às 17h, a oficina d'artes de Moldes Natalícios de Silicone, explorando uma técnica de molde e contra-molde com silicone e gesso, e criando presentes ou decorações de Natal.

No dia 8 de dezembro está prevista a oficina d'artes de Velas, que durante três horas permitirá aos participantes aprenderem a técnica de criação de velas,levando consigo o trabalho que produzirem.

Todas as actividades são pagas e de lotação limitada. O ideal é fazer uma inscrição prévia.

Informações para o público e inscrições: 21 923 73 00 ou npa@parquesdesintra.pt (Núcleo de Programação e Ambiente).