As respostas do escritor António Torrado

1- Onde se inspira para escrever as suas histórias?
João Vizoso, 12 anos, Cadaval


Na minha experiência de vida. Recolho muita energia da atenção que me prestam os leitores. Basta olhar à volta, tudo tem uma história para contar. Por exemplo, um grão de areia tem a experiência de vida de milhões de anos.



2- Eu gostava de saber onde costumas escrever mais vezes? Também tenho curiosidade em saber porque é que não escreves livros de poesia ? ( se escreveste, eu ainda não li nenhum). E, por fim, dizer-te que adoro os teus livros.
Beatriz Coelho


No Verão, quando está bom tempo, escrevo numa varanda sobre o mar de Sesimbra. No Inverno, escrevo no gabinete da minha casa, em Lisboa, que dá para um jardim público. Mas eu escrevo livros de poesia...tenho 7 para adultos e 3 para crianças, como por exemplo, À esquina da rima, buzina e Como quem diz. O que mais gosto de escrever é prosa com poesia dentro, como os chocolates com recheio.


3- Olá. Antes de mais, quero dizer que gosto muito das suas histórias. Tenho duas perguntas:
Qual foi o primeiro livro que publicou?
Qual é o livro que já fez mais sucesso?
Maria Inês F. Ribeiro


Que bom! O primeiro livro que escrevi chama-se A Chave do Castelo Azul. Foi publicado em 1970 e vai fazer agora 40 anos! O livro com mais sucesso chama-se Ler, Ouvir e Contar, foi publicado em 2000 e fez 500 mil exemplares.



4- Olá, António. Gostava muito de saber há quanto tempo escreve livros fabulosos?
Ana Rita,Castro Daire, 11anos



Fabulosos ainda não escrevi nenhum! Mas faço os possíveis...Escrevo livros há 40 anos.



5- Olá António. Eu sou filha do desenhador José Abrantes e tenho muitos livros seus... Gostou de trabalhar com o meu pai?
Leonor Távora


Gostei e tenho pena que não tenha havido mais oportunidades para trabalharmos juntos.


6- Para si, em que é que consiste a sua paixão pela escrita?
Ana Francisca


Escrever é das poucas coisas em que sinto que pouco mais ou menos me ajeito. Quem me lê acha que sim. Sou muito desastrado em tudo o resto. Por isso, escrevo para continuar um percurso que já tem muitos anos e porque não sei estar parado.



7- Qual foi o livro que mais gostou de escrever? E porquê?
Ana Teresa Pais


Tenho 130 livros. Não renego nenhum mas também não vou dizer qual é o que gosto mais para não magoar os outros.


8- O que mais gosta de fazer nos seus tempos livres?
Ana Morgado


Gosto de nada fazer.


9- Sr. António Torrado, gosto muito de ler os seus livros. Eu ando numa Oficina de Teatro e até agora só representei peças escritas por você. Queria perguntar-lhe se é muito difícil escrever livros e textos dramáticos. Continue assim!!!
Diogo Gonçalves


Por sinal, o teatro é aquilo que mais me tem inspirado e motivado nos últimos anos e fico muito grato por aquilo que na horizontalidade da escrita passa para a verticalidade do palco, das vozes e dos corpos dos actores. Não gosto de fazer coisas difíceis para mim, mas apenas o que me é fácil.



10- Qual o livro que mais gostou de ler na sua infância?
Catarina Ferreira



"Os Três Mosqueteiros", de Alexandre Dumas. Li-o quando tinha 12 anos.



As respostas do escritor António Torrado