As principais novidades e alterações da V40 Cross Country em relação ao modelo base são as jantes de 19 polegadas e os para-choques e embaladeiras exclusivas.

No interior respira-se o ambiente digno de um verdadeiro automóvel premium. O encosto bipartido 40/60 do banco traseiro pode ser rebatido. Por outro lado, o compartimento de carga tem a possibilidade de ser equipado com uma rede de carga suspensa. Uma rede de segurança flexível é opcional e está disponível uma versão em aço como acessório. Por baixo do apoio de braços encontra-se um compartimento de arrumação pensado para CDs e outros pequenos objetos bem como um ponto de ligação para USB/iPod ou MP3.  

Tração integral na versão T4

A V40 Cross Country tem disponível um sistema de tração integral na versão T4, um motor de 1,6 litros GTDi com 180 cavalos e binário máximo de 270 Nm, incluindo 30 Nm de sobrepressão. O consumo de combustível anunciado é de 5,5 l/100 km.  

Transmissão Powershift

A versão T5 vem equipada com uma caixa de velocidades automática de seis velocidades, enquanto a unidade T4 apresenta-se disponível em combinação com a transmissão automática Powershift de seis velocidades ou uma caixa manual de seis velocidades.

Motores diesel 

O turbodiesel D4 de cinco cilindros e 2,0 litros Debita 177 CV com um binário de 400 Nm. Está ainda disponível a unidade D3 de 2,0 litros com 150 CV e 350 Nm de binário. Ambas as unidades turbodiesel têm transmissão automática de seis velocidades ou caixa manual de seis velocidades.

A versão D2 da V40 Cross Country é a mais acessível graças ao motor diesel de 1,6 litros tem 115 CV e 285 Nm de binário, incluindo 15 Nm de sobrepressão. O motor D2 vem acompanhado de uma caixa manual de seis velocidades e função Start/Stop.

A Volvo V40 Cross Country inclui HDC (Hill Descent Control) na versão T5 com tração integral, que controla automaticamente a velocidade do automóvel em percursos de declive acentuado. A V40 Cross Country integra ainda a prática função "Hill Hold" que facilita o arranque nas subidas.

A V40 Cross Country chega em Janeiro com um preço a partir de 29.615 euros. 

Twitter: @LuisCaceresMont https://twitter.com/LuisCaceresMont