Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

WWF pede ajuda para preservar a beleza natural da Europa.

WWF

  • 333

Uma das mais ricas zonas húmidas na Bósnia-Herzegovina está ameaçada e por isso a ONG acaba de lançar uma campanha que pede ao governo que salve um dos habitats mais valiosos para as pessoas e para a natureza dos Balcãs Ocidentais. 

WWF

No site da WWF Portugal encontra-se uma petição que pretende atingir o número máximo para que, no Dia da Terra a 22 de abril, em Mostar, na Bósnia-Herzegovina, a WWF possa entregar a petição ao ministro do Turismo, Comércio e Meio Ambiente, Sr. Semin Boric.

Ao primeiro-ministro da Federação da Bósnia e Herzegovina é pedido que garanta que as gerações futuras também possam beneficiar de Hutovo Blato e dos seus serviços, acabando com o desenvolvimento de energia hidroelétrica insustentável na região e concedendo o financiamento a longo prazo para serviço de patrulha como forma de manter assegurar Hutovo Blato'.

A importência desta camapnha prende-se com a biodiversidade excepcional, de Hutovo Blato Nature Park, este foi até reconhecido internacionalmente como uma zona húmida de importância mundial pela Convenção de Ramsar. 

Hutovo Blato é o coração da vida no vale Neretva, uma área rica em peixe. Estando localizado na rota de migração do Adriático, é também um dos habitats mais importantes da Europa para descanso e alimentação de aves migratórias.

Hutovo Blato e a sua rica vegetação também é muito importante para o resgate de carbono e redução dos impactos nas mudanças climáticas da região. Uma estimativa aproximada mostra que através das suas terras de turfa sozinho, Hutovo Blato impede cerca de 7.000.000 de toneladas de CO2 sejam liberados para a atmosfera, um serviço que tem um valor de mercado de cerca de € 200 milhões.

Hutovo Blato não é apenas uma reserva de natureza fundamental na região do arco Dinaric, desempenha também um papel muito importante na prevenção de inundações nas áreas a jusante através da recepção e retenção de águas altas como uma esponja. 

Hutovo Blato ainda purifica a água antes de liberá-la para áreas a jusante e ajuda de forma significativa a prevenção de intrusão de água salgada no solo fértil na área agrícola do delta Neretva.

No entanto, os impactos humanos crescentes sobre os ecossistemas do Hutovo Blato, principalmente as modificações do regime de água para empreendimentos hidroelétricos, a caça intensiva e a falta de protecção eficaz por falta de financiamento, têm contribuído para a falta de saúde da região de Hutovo Blato. O número de peixes está a diminuir, as aves estão a migrar para outros habitats, e os pântanos e lagos estão a secar. Se esta má gestão de Hutovo Blato continuar, estas zonas húmidas poderão desaparecer completamente nos próximos 30 anos e Bósnia e Herzegovina perderão um dos seus mais valiosos habitats e recursos naturais.

O futuro destas áreas intocadas de rara beleza, na Europa, depende agora de nós. Ao evitar-se o desaparecimento de Hutovo Blato estaremos a contribuir para a manutenção da natureza, mas também para manter os serviços que fornecem as pessoas.

Petição: http://action.panda.org/ea-action/action?ea.client.id=1773&ea.campaign.id=19807