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WWF lança nova ferramenta para empresas consumidoras de papel

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A WWF Rede Ibérica de Comércio e Florestas lança hoje uma nova ferramenta para empresas consumidoras de papel, no âmbito do trabalho que vem desenvolvendo sobre a política de compras de produtos de base florestal com empresas ibéricas.

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A nova ferramenta pretende que as empresas se tornem mais responsáveis nas suas opções e eliminem progressivamente a compra de produtos de origem florestal de fontes desconhecidas, ilegais e duvidosas. 

As empresas que optem pela ferramenta ajudam a WWF a acabar com o abate ilegal de árvores, defendem as florestas mais valiosas do mundo e a sua biodiversidade e combatem as alterações climáticas.

Isto porque a procura de papel é responsável por aproximadamente 40% da madeira cortada anualmente. Embora muita desta madeira cresça em florestas e plantações bem geridas, muita ainda provém de cortes ilegais o que gera a destruição da floresta e de altos valores de conservação.

 

As plantações florestais mal geridas também afectam a biodiversidade local e o seu impacto reflecte-se negativamente no fornecimento de água às comunidades locais e nos usos tradicionais na terra. Além disso, a conversão das florestas naturais em plantações liberta dióxido de carbono que contribui para as alterações climáticas.

Na sequência deste anúncio, a WWF desafia qualquer empresa consumidora de papel, como bancos, seguradoras, operadoras de telecomunicações, grande distribuição, comunicação e publicidade e o sector público, a adoptarem políticas de compra de papel responsáveis que permitam preservar as florestas mais valiosas do planeta, ao mesmo tempo que integram uma lista de empresas com responsabilidade ecológica que garantem boas práticas.

Para ajudar as empresas neste desafio, a ferramenta define seis Princípios para a Compra Responsável de Papel, conheça-os, aqui: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/rede_de_comercio___florestas/ferramenta_para_compra_responsavel_de_papel/