Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

WWF e Grupo Onyria Golf Resorts reforçam a sua parceria com visita ao montado de sobreiro, em Coruche

WWF

  • 333

Esta semana os colaboradores dos Hotéis Quinta da Marinha Golf Resort e Onyria Marinha Edition realizaram uma visita de campo às Herdades dos Fidalgos e do Cascavel, ambas situadas em Coruche, no âmbito da colaboração entre as duas organizações no projecto Check Out for Nature. 

Durante a manhã a visita foi à Herdade dos Fidalgos para ver o descortiçamento dos sobreiros e entender toda a biodiversidade associada a estes ecossistemas, para além do valor económico e social da cortiça.

Mais tarde e já na Herdade do Cascavel, os colaboradores visitaram uma zona de alto valor de conservação - um espelho de água onde se podem observar 88 espécies de aves - e participaram na marcação e identificação de alguns sobreiros e de outras espécies florestais que devem ser poupadas durante a limpeza dos matos. 

O grupo hoteleiro, ao implementar este programa de angariação de fundos o Grupo Onyria ajuda a organização de conservação global e apoia a biodiversidade local. 

Uma parte dos fundos angariados neste programa desenhado pela WWF para hotéis em todo o mundo é investido no projecto Green Heart of Cork (GHoC) que visa compensar os proprietários agro-florestais desta área geográfica que contribuam para a melhoria dos serviços que os ecossistemas nos prestam, tais como a retenção de carbono, a formação de solo, a regulação do ciclo da água e a proteção da biodiversidade, estimulando as boas praticas agrícolas e florestais que contribuem para a conservação dos montados de sobro. 

No âmbito da colaboração com a WWF no programa Check Out for Nature o Onyria Golf Resorts está a ajudar a proteger o montado, mais precisamente através do projecto GHoC que estabelece um mecanismo inovador de pagamento de serviços ambientais desenhado pela WWF em Portugal. 

Para Paulo Figueiredo do Grupo Onyria: "A participação da equipa Onyria nesta iniciativa foi bastante positiva uma vez que os colaboradores tiveram a oportunidade de conhecer, no terreno, o objectivo deste projeto. Considerando que os colaboradores são um dos mais importantes fatores de sucesso para a nossa empresa, este dia de partilha e descontração foi igualmente importante para a promoção do espírito de equipa."

Ângela Morgado da WWF disse que "a WWF está empenhada neste projecto que compensa os proprietários pelos serviços ambientais que prestam a todos nós e que não são, normalmente, contabilizados, porque esta é uma forma de contribuir para a conservação destes ecossistemas; os colaboradores do Grupo Onyria tiveram a oportunidade de ver 'ao vivo' e entender a importância destes ecossistemas e a biodiversidade única que está associada ao montado."