Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

WWF alerta para a ilegal produção de petróleo no Parque de Virunga

WWF

  • 333

WWF está a pedir à SOCO International, uma empresa de produção de petróleo e gás sediada no Reino Unido, para que suspenda imediatamente os seus planos para explorar petróleo no Parque Nacional de Virunga.

WWF

"A SOCO deve parar os seus planos para perfurar na zona de África denominada como Património Mundial pela Unesco, pois poderia levar a um impacto catastrófico sobre os meios de subsistência locais e sobre o ambiente. Virunga é muito importante e muito vulneráveis ?para ser posta em risco pela indústria do petróleo ", disse Lasse Gustavsson, director executivo de Conservação da WWF.

"Aprendemos da maneira mais difícil, no Golfo do México sobre os custos ambientais e financeiros duma exploração de petróleo em áreas sensíveis", continuou Gustavsson.

A SOCO anunciou planos de explorar petróleo em torno do Parque Nacional de Virunga, na República Democrática do Congo (RDC). 

Virunga é o primeiro parque nacional criado no continente e é o habitat de uma das duas únicas populações de gorilas de montanha no mundo. 

Além disso, disse a empresa SOCO já fez saber que as suas actividades de exploração incluirão uma parte do lago Edward, onde 30.000 pescadores locais mantêm os seus meios de subsistência.

Recentemente, o Governo britânico juntou-se a uma lista crescente de ONGs e grupos da sociedade civil que convidam a SOCO a parar a exploração ilegal de recursos e a respeitar o Estado de Direito. Com o gabinete de florestas britânico mantendo uma posição que declara que  'o Reino Unido se opõe à exploração de petróleo dentro do Parque Nacional de Virunga, classificado como Património Mundial pela UNESCO como estando em perigo',  "Nós já informamos a SOCO e pedimos ao governo da RD Congo para fazer respeitar em pleno as convenções internacionais de que é signatário."

A lei no Congo proíbe quaisquer indústrias extractivas dentro de seus parques nacionais e a exploração de petróleo no Parque Nacional de Virunga pode constituir uma violação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para Empresas Multinacionais. Como membro da OCDE, o Reino Unido fez um compromisso vinculativo para implementação de diretrizes da OCDE, que se aplicam a todas as operações globais do Reino Unido e empresas de base.

"Muitas pessoas da região têm a sua renda e, graças ao vivo para os peixes do lago Edward e tememos que a gasolina vai trazer poluição e mais conflitos em nossa região", disse o líder comunitário Bantu Lukambo durante um protesto de junho contra tendência inexorável SOCO de dentro do parque.

Saiba mais sobre este assunto: http://wwf.panda.org/wwf_news/?206343/WWF-calls-on-SOCO-to-get-out-of-Virunga-National-Park