Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

UE é a região que importa mais bens provenientes de áreas de desflorestação

WWF

  • 333

Acaba de ser publicada pela Comissão Europeia uma noticia que mostra que, apesar dos compromissos da UE para reduzir a desflorestação tropical bruta em 50% até 2020, a UE importa muito mais bens associados à desflorestação (culturas e gado) do que seria de esperar.

WWF

 

Entre 1990 e 2008, a Europa importou e consumiu cerca de 9 milhões de hectares (ha) de terras desflorestadas (cerca de 3 vezes o tamanho da Bélgica).

A UE está muito à frente de outras regiões industrializadas: Ásia Oriental, incluindo Japão e China, que importou 4,5 milhões de hectares e América do Norte - 1,9 milhões de ha no mesmo período.

Segundo Anke Schulmeister, Diretora de Política Florestal da WWF European Policy Office, "A Comissão da UE, os Estados-Membros e o Parlamento Europeu devem agir imediatamente e rever todas as políticas que estão ligadas ao consumo de recursos provenientes de áreas desflorestadas. Não é suficiente para os decisores políticos o jogo do 'quando não se ouve, também não se vê' quando se trata da destruição de áreas florestais fora da UE. Este estudo mostra que a UE contribui muito para a desflorestação global: é evidente que precisamos de começar por sensibilizar os consumidores europeus dos danos que estes bens estão a causar e ajudá-los a fazer escolhas informadas corretas".

"O 7º Plano de Acção Europeu para o Meio Ambiente deve dar orientações claras sobre como podemos reduzir nosso impacto sobre as florestas ameaçadas e ajudar a reduzir o consumo de produtos ligados à desflorestação".

http://www.consilium.europa.eu/ueDocs/cms_Data/docs/pressData/en/envir/104508.pdf

Para obter informações adicionais sobre a Política Florestal da WWF clique em:

http://www.wwf.eu/what_we_do/natural_resources/eu_forests2/