Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Reforma das pescas da UE ameaçada

WWF

  • 333

Após uma reunião com o ministro da pesca irlandês no dia 30 de maio, com o presidente do Conselho da UE, Simon Coveney, a sociedade civil europeia e alguns grupos de conservação expressaram a sua enorme preocupação com a ameaça de atraso ou até de um possível colapso das negociações sobre a reforma das pescas da UE.

wwf

Alguns países, incluindo França, Espanha, Polónia, Lituânia, Grécia e Roménia, estão a resistir aos esforços que têm sido realizados para encontrar um  acordo comum com o Parlamento Europeu sobre questões-chave de gestão de frotas e as devoluções nas pescas. 

Coveney não deve ceder a estas posições 'míopes' mas, pelo contrário, redobrar os esforços para conseguir um acordo com todos os ministros das pescas para uma reforma de pescas comum ambiciosa.

Recentemente, o Parlamento Europeu votou, de forma esmagadora, uma profunda reforma que acabaria com quatro décadas de sobrepesca e traçaria um destino claro para a recuperar dos níveis populacionais de peixes em 2020. A Comissão e milhões de cidadãos da UE apoiam esta reforma e querem ver um fim do mau uso do dinheiro dos contribuintes e melhorias na fiscalização e controlo das pescas. 

As decisões tomadas pelo Conselho de pescas da UE são responsáveis ??por muitos dos fracassos da política comum das pescas e levaram a uma situação em que cerca de dois terços das populações de peixes europeus estão superexplorados e quase um terço dos postos de trabalho em pescas foram perdidos só numa última década.

As ONGs estão a pedir aos ministros que se comprometam com ações e medidas específicas para eliminar o excesso de pesca e promover a recuperação do número de peixes.

Em Portugal a WWF acaba de lançar uma campanha que pede aos ministro que se juntem a 'um barco' numa forma simples de explicar a importância de 'estar a bordo', a todos os que queiram apoiar a mesma basta-lhes que criem o seu próprio cartão de embarque para depois convidarem os ministros a 'entrarem a bordo' com destino a oceanos sustentáveis.

Conheça esta camapnha aqui: http://www.wwf.pt/o_que_fazemos/campanhas_para_ajudar_wwf_no_mundo2/