Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Planeta Terra entra em 'saldo negativo' no resto de 2013: exigência da humanidade excede a capacidade da Terra

WWF

  • 333

Hoje, 20 de agosto, é o 'Dia da Terra Sobrecarregada' (Earth Overshoot Day) - um dia em que é marcado o fim do budget dos recursos naturais renováveis que o nosso planeta consegue regenerar num ano. Durante o resto de 2013, estaremos  efetivamente "a negativo" no balanço de bens e serviços naturais que necessitamos para sobreviver.

WWF

 

Com base em dados da Pegada Ecológica - medir quanta natureza temos, quanta usamos e quem usa o quê - o 'Dia da Terra Sobrecarregada' é uma iniciativa da parceira da WWF e da Global Footprint Network, para sensibilizar e inspirar a ação em torno dos 'gastos excessivos' no mundo da ecologia.

As alterações climáticas têm um grande impacto dado que a utilização de combustíveis fósseis faz com que as emissões de dióxido de carbono sejam nocivas para o planeta simplesmente porque não podem ser absorvidas. As florestas estão a diminuir, os stocks de peixes são cada vez menores, a terra está a ficar degradada, os recursos de água doce estão a esgotar-se e a diversidade biológica está a extinguir-se.

"A natureza é a base do nosso bem-estar da nossa prosperidade - mas estamos a utilizá-la de forma exagerada quanto aos recursos finitos da Terra. O Relatório do Planeta Vivo da WWF mostra claramente que as exigências excedem a capacidade da humanidade do nosso planeta para nos sustentar - estamos a pedir demais relativamente ao que temos disponível ", afirmou Jim Leape, diretor-geral da WWF Internacional.

Em 1961, ano em que a WWF foi criada, a humanidade estava a usar dois terços dos recursos naturais da Terra e a maioria dos países tinham reservas ecológicas - o que significava que a nossa presença era mais leve e mais sustentável.

Ao tomar medidas agora, ainda podemos inverter essa tendência.

Mudar para limpar: usando fontes de energia renováveis com maior abundância, como o sol e o vento vai ajudar a reduzir as emissões sujas e aliviar a tensão nos nossos oceanos, florestas e poluição do nosso ar. Escolhendo bens sustentáveis como produtos do mar com o símbolo Marine Stewardship Council (MSC) e madeira certificada pelo Forest Stewardship Council (FSC) ajuda a garantir que esses produtos são provenientes de fontes bem geridas.

"Mais de 50 por cento da Pegada Ecológica da humanidade é composta pela nossa pegada de carbono, especialmente a partir da queima de combustíveis fósseis. A WWF tem a decorrer atualmente uma campanha global, Seize Your Power, para pressionar a um maior investimento em energias renováveis.

"Por um futuro mais limpo e saudável para os nossos filhos, devemos preservar o capital natural que nos resta - e ser muito melhores administradores do planeta a que chamamos lar", disse Leape.

Saiba mais em: 

http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/especiais/pegada_ecologica/overshootday/

http://www.footprintnetwork.org/en/index.php/GFN/page/earth_overshoot_day

http://worldwildlife.org/pages/change-the-way-you-think

Twitter: #?overshootday