Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Parlamento Europeu aprova nova política para a pesca sustentável

WWF

  • 333

A vitória é dos nossos mares, com a votação histórica no Parlamento Europeu o futuro da pesca ganha agora uma nova esperança.

WWF

Contra a sobrepesca e garantindo a manutenção da quota de peixe a ser pescada em águas europeias por muitos e longos anos, é o objetivo desta votação histórica.

Hoje em Estrasburgo teve lugar uma votação marcante para a pesca sustentável, quando os Eurodeputados votaram a favor da proposta de reforma da política comum das pescas (PCP) a qual inclui metas e calendários bastante precisos para acabar com a sobrepesca, sendo este apontada como um dos principais problemas da atual PCP.

"Hoje algo verdadeiramente excepcional aconteceu - o Parlamento Europeu votou a favor de uma reforma das pescas forte para que os nossos oceanos recuperem e de forma a garantir a sustentabilidade das pescas na UE. Esta é uma vitória especialmente nos tempos de crise que se vivem e apesar da forte oposição de alguns políticos com interesses na indústria insustentável", disse Ferrigno Roberto, Coordenador do Projeto da Política de Pescas, Gabinete Político Europeu da WWF.

"Todos querem uma reforma forte: cidadãos, empresas e pescadores. Os membros do Parlamento Europeu ouviram os seus eleitores e usaram o seu recém-adquirido poder para agir e fazer a diferença. Agora é mais claro, após esta votação, que esta é uma prioridade política o que permitirá transformar a pesca na UE de forma a proporcionar estabilidade a longo prazo aos pescadores, às empresas e ao ambiente marinho de que dependem ".

"Os oceanos, os peixes e os que pescam de forma sustentável ganharam metade da batalha de hoje. A seguir, cabe aos ministros das pescas votarem a sua posição sobre este regulamento base. Vai ser uma batalha dura, mas esperamos que os governos nacionais ouçam a mensagem forte emitida pelo Parlamento, e acabe com interesses, para garantir um futuro sustentável a longo prazo para os nossos oceanos e economia das pescas na Europa ".