Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Mais de 3 milhões de hectares de habitat de elefante e gorilas obtêm nova proteção

WWF

  • 333

WWF-Canon / Martin HARVEY

Na República do Congo mais de 3 milhões de hectares de novos locais designados por Ramsar vão fornecer um habitat vital para espécies ameaçadas de extinção e apoiar os meios de subsistência de comunidades vizinhas. O Congo conta agora com 10 zonas de Importância Internacional, totalizando 11,7 milhões de hectares. 

WWF

Anada Tiega, secretária-geral da Convenção Internacional sobre Áreas, felicitou a República do Congo por este importante marco na conservação alcançado com o apoio da WWF. Tiega disse que estas novas designações vêm num momento muito oportuno, quando as nações se reúnem em Hyderabad, na Índia, para reforçar os compromissos com a proteção da diversidade biológica.

"Durante a última reunião da Convenção sobre Diversidade Biológica, os 193 países membros estabeleceram a meta de proteção de pelo menos 17 por cento de seus ecossistemas terrestres e de águas interiores, em 2020. 

Este movimento pela República do Congo demonstra como proteger áreas através de Ramsar pode ajudar os países a cumprir os seus compromissos ", disse Tiega.

Esta zona alberga uma riqueza de espécies vegetais e animais, que inclui várias espécies da lista vermelha da IUCN, como o hipopótamo (Hippopotamus amphibius), o Elefante Africano (Loxodonta africana), o Gorila (Gorilla gorilla gorilla) e do chimpanzé (Pan troglodytes troglodytes).

Aqui também habitam centenas de espécies de peixes, que são também uma fonte de alimentação e renda para as comunidades vizinhas. Os pântanos, lagoas, lagos e florestas alagadas são parte do caminho de migração de mais de 200 espécies de aves. 

Proteger o habitat destas carismáticas espécies poderá aumentar as oportunidades de turismo na República do Congo, com potenciais benefícios económicos, ambientais e sociais. O turismo praticado de forma sustentável nesta zona pode contribuir para a redução da pobreza através da melhoria das condições de vida, quer às economias regionais e nacionais e quer no apoio às culturas locais.

Saiba mais aqui: 

http://wwf.panda.org/wwf_news/?206404/More-than-3-million-hectares-of-elephant-gorilla-habitat-get-new-protection