Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Leonardo DiCaprio junta-se à WWF para lançar a campanha "Hands Off My Parts" Iniciativa para parar de crime ambiental

WWF

  • 333

Esta semana o ator e Membro do Conselho do World Wildlife Fund (WWF) Leonardo DiCaprio ajudou a WWF a lançar a campanha "Hands Off My Parts". Esta iniciativa representa um esforço ligado à campanha "Stop Wildlife Crime" da WWF para sensibilizar e mobilizar apoio de forma a acabar com o comércio ilegal de animais selvagens.

WWF

O crime ambiental atingiu níveis nunca antes vistos na história dos 50 anos da WWF. Rinocerontes, tigres e elefantes estão a ser mortos em taxas alarmantes por causa das suas peles, ossos, presas, chifres e outras partes dos seus corpos.

Dezenas de milhares de elefantes estão a ser caçados a cada ano por causa do seu marfim. A Tailândia é o maior mercado de marfim não regulamentado do mundo. Explorando uma falha legal que permite a venda de marfim de elefantes domesticados na Tailândia, os criminosos disfarçam a venda de grandes quantidades de marfim Africano capturados ilegalmente ao lado de marfim legal no país.

Além de aumentar a consciência da crise global, a iniciativa "Hands Off My Parts" realça o que as pessoas podem fazer para ajudar, incluindo o espalhar da palavra e o assinar da petição global que pede à primeira-ministra tailandesa Yingluck Shinawatra que proíba todo o comércio de marfim na Tailândia.

Em apoio a este esforço, DiCaprio enviou um e-mail pessoal para os fãs da WWF, celebridades e outros influenciadores, incentivando-os a aderirem à campanha contra o crime ambiental e assinando a petição.

"O comércio ilegal de animais selvagens é a ameaça mais urgente às espécies como tigres, rinocerontes e elefantes. Estes animais são mortos a cada dia para alimentar uma procura crescente pelas partes dos seus corpos ", disse Leonardo DiCaprio. "Populações inteiras correm o risco de desaparecerem se não forem tomadas medidas imediatas para acabar com este comércio ilícito. Como passo fundamental, eu estou a junta-me à WWF para pedir ao governo da Tailândia que mostre liderança na conservação de elefantes fechando o seu mercado de marfim antes que o país receba um encontro de 177 nações sobre o comércio da vida selvagem, em Março de 2013. 

"Com o conhecimento vem o imperativo de agir", disse Carter Roberts, presidente e CEO da WWF. "Esta história precisa de ser contada. Somos gratos ao Leonardo DiCaprio e a outros por darem a voz pelos animais que não podem falar por si mesmos."

Outras vozes proeminentes que já aderiram a esta iniciativa são: Emily VanCamp, Josh Bowman, Stacy Keibler, Alyssa Milano, Ian Somerhalder, e Ethan Suplee.

"Hands Off My Parts" é a mais recente iniciativa de campanha mundial da WWF para alertar sobre o comércio ilegal de espécies selvagens como crime grave, com implicações de longo alcance para as espécies e comunidades em todo o mundo. Para saber mais sobre o que pode fazer para ajudar, por favor visite: worldwildlife.org/wildlifecrime ou www.handsoffmyparts.org .