Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Do Uganda até Reguengos de Monsaraz chegam adesões e compromissos pela Hora do Planeta 2013

WWF

  • 333

Este ano a Hora do Planeta 2013, será celebrada a um sábado, a 23 de Março, entre as 20.30h-21.30h (hora local).

WWF

Esta iniciativa que é hoje conhecida por ser um momento único de acção ambiental e que contou no ano passado com mais de 2 mil milhões de pessoas em 152 países em todos os sete continentes envolvidas, começou apenas como uma iniciativa de uma única cidade em 2007 - em Sidney.

A pouco mais de um mês da grande 'Hora' as adesões por parte das pessoas começam a surgir e em Portugal já há novas caras bem conhecidas dos portugueses de diferentes gerações que já garantiram o seu apoio à Hora do Planeta 2013, entre elas encontram-se as actrizes Eunice Munhoz  e Beatriz Figueira e a apresentadora Diana Bouça-Nova. Estas vêm juntar-se a outros embaixadores que têm mantido os seus apoios ao longo das edições anteriores, como Joana Seixas (actriz), Sandra Cóias (actriz e modelo) e Mário Franco (modelo).

Mas a Hora do Planeta é acima de tudo uma iniciativa global, que atravessa países e continentes e envolve comunidades de todos os pontos do mundo, e o exemplo vivo disso são as iniciativas internacionais que se vão juntando às nacionais. No Uganda, em África, foi criada a primeira floresta Hora do Planeta com 2700 hectares de área a reflorestar e com um compromisso de plantação de 500.000 árvores por parte dos ugandenses.

Ao mesmo tempo em Portugal, as cidades e vilas portuguesas participantes, até à hora desta publicação, já chegavam às 18, entre as quais Porto e Faro.  Praticamente todas se comprometeram com o desafio da campanha da Hora do Planeta e fizeram os seus compromissos para 2013, aqui ficam alguns exemplos:

Faro - Instalar relógios astronómicos nos postes de transformação do Concelho;

Loulé - Desligar o stand by de todos os equipamentos eléctricos existentes no município após o horário laboral

Santa Comba Dão - Realizar estudos de eficiência energética nos edifícios municipais para posterior implementação de medidas para redução do consumo de energia

Sever do Vouga - activar 5 novos trilhos de património natural

Grândola - Realizar ações de sensibilização ambiental para o uso eficiente da água, no quadro do Plano de Ação para a Eficiência Hídrica e distribuição de eco ponto nas sete eco escolas do município.

Alvaiázere - Programar todos os relógios astronómicos para desligarem as luzes entre as 02:00 e as 04:00.

Na noite de dia 23 de Março de 2013, muitos monumentos apagarão as suas luzes como forma de apoiar a Hora do Planeta, entre os já aderentes temos:

  • Santuário do Cristo Rei;
  • Palácio Nacional de Sintra;
  • Palácio Nacional da Pena;
  • Palácio de Monserrate; 
  • Castelo de Montemor-o-Velho; 
  • Museu Conde Castro Guimarães e o Centro de Interpretação Ambiental Ponta do Sal em Cascais;
  • Igreja Matriz do Alvito;
  • Biblioteca Municipal de Câmara de Lobos.

Toda a informação referente à Hora do Planeta 2013 pode ser consultada na página da wwf.pt.