Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A WWF lamenta recentes mortes de mais guardas do Parque Virunga

WWF

  • 333

A WWF lamenta as recentes noticias que confirmam a morte de mais pessoas, que perderam a vida para protegerem uma das mais preciosas reservas do mundo.

WWF

O grupo de conservação expressou a sua preocupação quanto à exploração de petróleo nesta região, como a que a SOCO (uma companhia de exploração petrolífera com sede em Londres) tem planeada, e com o seu contributo para uma maior destabilização desta região. 

Desde 1990 já morreram cerca de 150 rangers enquanto protegiam o Virunga.

 "A WWF lamenta que mais guardas do parque se mantenham sobre a ameaça" 

Recentemente mais um ataque ocorreu em Mwiga Bay, uma área a oeste do Lago Edward, onde uma patrulha de rangers sofreu uma emboscada por parte dos rebeldes Mai-Mai PARECO.

Dois empregados do parque e um soldado do governo foram mortos imediatamente. Outros três soldados do governo ficaram gravemente feridos - um em estado crítico.

Após o final do tiroteio, cinco dos atacantes foram encontrados mortos e dois rebeldes feridos foram capturados e levados para um hospital próximo. Ataques como estes têm vindo a aumentar desde o recente conflito, mas nenhum terá sido tão mortal.

"Estamos preocupados que as crescentes atividades de exploração petrolífera como as que a SOCO pretende manter agravem a crise desta região tão frágil", diz Gustavsson. 

Em desprezo pelo compromisso de ética e honestidade em negócios e mesmo pela oposição generalizada, inclusive do governo do Reino Unido, a SOCO recusa- se a abandonar os seus planos de exploração em Virunga, sendo este Parque Património Mundial e local Ramsar.

Esta é uma das reservas naturais do mundo mais preciosas, Virunga é o habitat de gorilas da montanha uma espécie criticamente ameaçada, sendo que a sua área abrange ainda montanhas e glaciares onde habitam centenas de espécies de mamíferos, alguns dos quais não se encontram em nenhum outro lugar no planeta.

Além disso, esta zona é uma fonte importante de subsistência local. Trinta mil pessoas dependem de um lago próximo, lago Edward, para conseguirem o seu peixe e para a utilização sustentável dos recursos naturais. De acordo com os planos da SOCO, este lago vai tornar-se um local de perfuração.

A WWF incentiva as partes interessadas a doarem ao parque, como forma de melhorar a segurança dos guardas e ajudar as viúvas e as famílias daqueles que perderam as suas vidas para proteger este frágil parque.

http://gorillacd.org/2012/09/11/help-keep-our-rangers-protecting-virunga/