Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

XXII Jornadas de Ambiente da Quercus

Quercus

Estão abertas as inscrições, gratuitas mas obrigatórias, para as XXII Jornadas de Ambiente da Quercus, que este ano serão dedicadas ao tema da "Energia para todos" e decorrerão no dia 12 de Abril, no Hotel Dom Gonçalo, em Fátima.

Destinatários: Gestores de empresas, directores de ambiente, engenheiros do ambiente, juristas, quadros da Administração Central e Local, profissionais da área de ambiente, público em geral.



Tema:
As Nações Unidas escolheram o ano de 2012 para sensibilizar as instituições e a população para a política energética e sua sustentabilidade, assim como para o papel dos recursos naturais e da energia no desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida. A União Europeia já traçou o caminho no Roteiro de Transição para uma Economia Hipocarbónica Competitiva em 2050, em especial reduzindo as emissões de gases de efeito de estufa do sector da energia e atingindo uma produção de electricidade com emissões nulas até 2050.



Numa altura em que termina o "Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos", a Quercus decidiu convidar vários especialistas nacionais para participarem nesta iniciativa que pretende marcar a agenda ambiental e onde será realçada a necessidade de o País definir uma estratégia de longo prazo, até 2050, tendo como meta atingir 100% de electricidade renovável, e como isso poderá ser conseguido salvaguardando os interesses de conservação da natureza e biodiversidade tantas vezes esquecidos na defesa das energias renováveis. O evento salientará também a importância dos Planos Nacionais de Acção para a Eficiência Energética (PNAEE) e de Acção para as Energias Renováveis (PNAER), e a forma como estes se podem articular devidamente com o Roteiro Nacional de Baixo Carbono para 2030 e 2050. Para uma economia hipocarbónica o primeiro passo é a redução das necessidades energéticas através da eficiência na construção, nos equipamentos e na gestão da água, temas que também serão abordados neste seminário.



Inscrições:
Gratuitas mas obrigatórias, devendo ser dirigidas a ribatejoestremadura@quercus.pt, com indicação do nome, contacto telefónico e entidade, se aplicável.

Consulte aqui o programa

Saiba como chegar



Mecenas:


APREN | MARTIFER | EÓLICA DA CABREIRA