Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Este ano temos 295 praias com Qualidade de Ouro

Quercus

  • 333

Aberta a época balnear na maioria dos municípios, começa a corrida às praias. Como já é hábito, a Quercus analisou a informação oficial, disponibilizada pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos, no que respeita à qualidade da água e informou os portugueses onde é mais seguro ir a banhos.

Do total de 527 praias avaliadas, 295 têm Qualidade de Ouro em 2012. Quer isto dizer que, entre 2007 e 2009, estas praias tiveram a sua água sempre classificada como boa e, nos últimos dois anos, considerada sempre excelente de acordo com a classificação da nova legislação em vigor. Por outro lado, todas as análises da última época balnear têm de ser excelentes.



Trata-se de uma boa notícia para os portugueses, já que mais de metade das zonas balneares oferecem confiança para os primeiros banhos de mar ou de rio, já que das 295 distinguidas, 11 são praias interiores. De fora desta lista ficam as zonas balneares com menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou que na última época balnear tenham tido uma qualquer análise com qualidade inferior a excelente.



Conheça aqui os critérios em pormenor e aqui a lista das praias de ouro deste Verão.