Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

A WWF lançou esta semana uma nova campanha - Investir em Peixe!

Sociedade Civil

  • 333

Está a decorrer mais um apelo da WWF em Portugal, desta vez dirigida ao Parlamento Europeu para que invista em mais peixe e não em embarcações. 

WWF

 

Quando faltam apenas 15 dias, para o Parlamento Europeu votar os subsídios da UE que podem reforçar ou enfraquecer as leis que vão ditar a sustentabilidade do sector das pescas europeu o apelo aos cidadãos é urgente.

O sector pesqueiro europeu está em crise. Há demasiadas embarcações de pesca para tão pouco peixe. No início do ano, foram acordadas novas leis da UE que podem ajudar na recuperação dos stocks de peixe, bem como garantir postos de trabalho e rendimentos para a indústria pesqueira.

Os subsídios da UE são, em grande medida, responsáveis pelo facto de a frota de pesca da UE ser três vezes superior ao que os mananciais de peixe conseguem suportar. Calcula-se que a sobre pesca represente uma perda de receitas anual de cerca de 3 mil milhões de euros, enquanto que a recuperação de mananciais de peixes poderia sustentar mais de 100.000 postos de trabalho. A eliminação de subsídios para a construção de novas embarcações é fundamental para a recuperação dos mananciais de peixe e para garantir um futuro viável para o sector. Foi também com este objetivo que os Estados-Membros da UE acordaram previamente nas Nações Unidas e na Organização Mundial do Comércio, abolir subsídios que contribuem para a sobrepesca.

Atualmente é atribuída uma percentagem muito reduzida de subsídios à recolha de dados, ao controlo e à aplicação da lei. Existe uma carência de dados adequados à investigação e monitorização em algumas áreas, e em paralelo a monitorização e aplicação da lei são inadequadas em diversos Estados-Membros. Estes fatores são essenciais para a recuperação dos mananciais de peixe, para uma gestão responsável das atividades pesqueiras e para a criação de condições de igualdade de concorrência entre todos os pescadores.

Assim a WWF em conjunto com outras ONGs (Oceana, Ocean2012, PaintaFish, PEW, Greenpeace, Birdlife e outras) apela a todos os cidadãos para que nos ajudem a colocar o sector das pescas europeu no caminho para a sustentabilidade e rentabilidade.

Façam-no através do http://votefish.org/pt/