Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pulmão verde

Lazer

  • 333

Novo parque da cidade inaugura em Famalicão

A expectativa é enorme e a curiosidade imensa. Durante décadas, falou-se na criação do Parque da Devesa, em Vila Nova de Famalicão. A inauguração deste espaço verde com cerca de 27 hectares teve, finalmente, lugar no passado dia 28.

Atravessado pelo rio Pelhe, agora despoluído, oferece aos visitantes um espaço irreconhecível em pleno centro da cidade. Requalificado e reflorestado, privilegiando-se as espécies autóctones.



Para servi-lo, criaram-se alguns equipamentos, aproveitando-se grande parte das estruturas rurais da antiga quinta minhota para os instalar. Foi o caso do Núcleo de Arqueologia, da Casa do Território - espaço museológico de divulgação do concelho -, do restaurante, da cafetaria e do Centro de Estudos e Atividades Ambientais, preparado para ações de sensibilização e educação ambiental.

Aproveitando o relevo e declive natural do terreno, construiu-se ainda um anfiteatro ao ar livre com capacidade para um milhar de pessoas sentadas. No palco com concha acústica, poderão passar manifestações comunitárias e culturais





Mais informações: www.parquedadevesa.com