Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Pelas ciclovias de Portugal

Lazer

  • 333

Pedro Duarte

Saiba onde se localizam os percursos, trilhos e as pistas para andar de bicicleta a Norte, Centro e Sul

Zona Norte

Ciclovia de Caminha   Existem vários percursos, a acompanhar a costa ou a foz do rio Âncora (6 km) Ecopista do rio Minho   Entre Valença e Monção, surge a pista para ciclistas criada a partir de troços de canais ferroviários, com o curso do rio Minho e a vegetação a moldar a paisagem (16 km). Ciclovia de Viana do Castelo   Existem 8 km concluídos, entre a beira-mar, a beira-rio e a montanha. Ecovia do rio Lima   Tem cinco percursos: dos Açudes, entre Ponte de Lima e Ponte da Barca (15 km); das Lagoas, entre Ponte de Lima e a Ribeira da Silvareira, em Fontão (9 km); de Refoios, entre Ponte de Lima e o cais da Garrida, em Refoios do Lima (5 km); das Veigas, entre Deão (Viana do Castelo) e Ponte de Lima (13 km); da Laranja, entre o Ermelo (Arcos de Valdevez) e a Albufeira de Touvedo (4 km). Ciclovia de Guimarães-Fafe   Mais uma linha férrea convertida em pista de cicloturismo, numa área sobretudo rural e quase sempre plana, atravessada em vários pontos por estradas principais e secundárias (15 km). Ecopista de V.N. Famalicão   Conversão da antiga linha férrea que ligava Famalicão à Póvoa de Varzim, indo da cidade ao limite do concelho, em Gondifelos, por um percurso rural e florestal (10 km). Ciclovias de V. N. De Gaia   Sete percursos, na sua maioria a acompanhar a orla marítima, contabilizam cerca de 14 km. Ecopista da Linha do Tâmega   Mais de 9 km entre Amarante e a freguesia de Chapa, ocupando a antiga linha férrea. Ciclovia do Azibo   Em Macedo de Cavaleiros, acompanha a margem sudoeste da Albufeira do Azibo, classificada como paisagem protegida (15 km). Ecopista da Linha do Sabor   A paisagem transmontana da Mata Nacional de Reboredo marca este antigo percurso ferroviário entre Torre de Moncorvo e Carviçais (24 km). Ciclovias de Vila Pouca de Aguiar   Desde o percurso cicloturístico de Vale do Corgo (28 km) à ecopista que aproveita a desativada linha do Corgo, até Pedras Salgadas (5 km).

 

Ciclovias do Porto   Seguem em diferentes direções, por exemplo, pela frente marítima e ribeirinha, da rotunda do Castelo do Queijo à Ponte Luís I, na Ribeira (8,5 km), ou desde o parque da cidade à foz da Ribeira de Granja (5 km).

Imprima o mapa das ciclovias da cidade do Porto em grande resolução. Clique no 

Zona Centro

Ciclovias de Águeda São 7 km de vias a percorrer o centro urbano. Ciclovias de Ovar   Extensa rede, dividida por diferentes troços, desde o centro da cidade às praias (22 km). Murtosa ciclável   Mais de 20 km acumulados numa rede de cinco vias que atravessam o concelho, da ria à orla marítima. Ecopista de Viseu   Do meio urbano de Viseu aos limites do concelho (18 km), um percurso que resulta da requalificação do antigo ramal ferroviário do Dão. Ecopista de Sever do Vouga   Reabilitação da antiga linha ferroviária, em grande parte paralela ao rio Vouga (mais de 6 km). Ciclovias de Coimbra   Têm dois percursos: o do parque Vale Mondego (4 km), na margem do rio; e o do parque de Vale das Flores (com quase 1 km). Ciclovia da Lapa (Sernancelhe) Quase 10 km, divididos por três troços ao longo das estradas nacionais do concelho. Ciclovia de Mira Entre lagoas, ribeiros, caniçais, palhais e floresta criaram-se três troços: da Gandaresa, das Lagoas e dos Moinhos (25 km).

Zona Sul

Lisboa Em quilómetros: existem mais de 40 quilómetros de percursos cicláveis em Lisboa (mais 40 de trilhos, pistas, entre outros, em Monsanto). Os troços mais recentes: ponte pedonal e ciclável entre as Olaias e o Parque da Belavista Sul, a ligação entre a R. Pardal Monteiro e a Av. Dr. Arlindo Vicente (cerca de 1 km) e o troço da R. Frei Miguel Contreiras. Em construção: a ligação entre a ponte entre as Olaias e o Parque da Belavista Sul e a Av. Afonso Costa, junto ao Areeiro. Para breve: uma nova ponte pedonal e ciclável entre o Jardim Amália (Alto do Parque Eduardo VII) e o Corredor Verde de Monsanto, que permitirá uma ligação contínua ciclável entre Monsanto e a Praça do Marquês de Pombal, através do Parque Eduardo VII.   Inauguração a 14 de dezembro. Previsto: A construção, pela Galp, de uma ponte pedonal e ciclável por cima da Segunda Circular, e cujo início das obras se aguarda para breve. Imprima o mapa das ciclovias da cidade de Lisboa em grande resolução. Clique no 

Cascais Cascais/Guincho (9 km); Guincho/Areia (1 km); Ciclovia/Pedovia Cascais (Ponte de Santa Marta)-Guia (1,2 km) Percursos assinalados em várias artérias alertando os automobilistas para a presença das bicicletas Percurso assinalado no Paredão Cascais -Estoril, (3km) sujeito a horário variável para não coincidir com maior movimento de peões. De verão as bicicletas só são permitidas em dias úteis entre as 18 e as 10 horas. Vila Franca de Xira Situa-se no caminho pedonal ribeirinho entre o Jardim Municipal Constantino Palha em Vila Franca de Xira e Alhandra, com uma extensão de 4km. No âmbito das intervenções que se encontram em curso na Zona Ribeirinha Sul entre Alverca do Ribatejo e Póvoa de Santa Iria, serão construídos mais 6,5 km de ciclovia, proporcionando um maior contacto com o Tejo e uma maior fruição de espaços de qualidade. Odivelas Ecopista da Escola Agrícola da Paiã - Pedestre e de bicicleta. Extensão:  4 km