Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Festival de cinema dedicado ao Ambiente anima Seia

Lazer

  • 333

DR

O cinema e a ecologia voltam a encontrar-se em Seia, no Cine'Eco 2013

Há 19 anos, quando surgiu, o CINE'ECO foi um dos primeiros festivais de cinema ambiental do mundo. Hoje é o mais importante evento do município de Seia e tem uma projeção mundial, visível na qualidade dos filmes que participam na Competição Internacional, como A Quintinha, do grego Nikos Dayandas, sobre os atenienses que partem para o interior, ou o multipremiado Caçadores de Fruta, do canadiano Yung Chang.

Mário Branquinho, diretor do Festival, nota a evolução dos filmes: "No início, eram os passarinhos e as árvores, agora é a antropologia e são as ameaças ambientais, os problemas de sustentabilidade...".

Em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, haverá longas, médias e curtas-metragens; documentário e ficção; secções regionais, lusófonas e internacionais; e, de novo, uma série de curtas a pensar em crianças e jovens.

Quem não puder ir a Seia, tem o cinema ambiental à mão em www.greenfilmnet.org, uma plataforma que o CINE'ECO ajudou a fundar. E, durante o ano, há extensões do festival, anunciadas em www.cineecoseia.org, onde se encontra também a programação completa.



CINE'ECO XIX

Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela

19-26 Outubro

www.cineecoseia.org

Casa Municipal da Cultura de Seia

Inf. 238 310 293.

Até €3,50

Algumas sessões são gratuitas