Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Cientista português vence prémio internacional de 100 mil dólares

Pessoas

DR

O biólogo marinho José Xavier, investigador do Instituto do Mar da Universidade de Coimbra, venceu o prémio internacional Martha T. Muse 2011, para a ciência e política na Antártica, no valor de 100 mil dólares.

A Universidade de Coimbra (UC) anunciou hoje, através de um comunicado de imprensa, que José Xavier, biólogo marinho do Instituto do Mar daquela instituição, foi distinguido com o prémio internacional Martha T. Muse 2011.

O galardão foi atribuído pela "liderança de José Xavier no estabelecimento de um programa de investigação Antártica em Portugal durante o ano Polar Internacional (IPY, 2007-2008) e no lançamento de um programa educacional altamente bem-sucedido, LATITUDE 60!, durante o IPY", lê-se no documento.

"Doutorado pela Universidade de Cambridge, José Xavier tem realizado investigação notável sobre a dinâmica de predador-presa que sustentam as populações de albatrozes, focas, pinguins e outros grandes predadores no Oceano Antártico. Um exemplo da sua liderança neste campo é a recente publicação de uma monografia abrangente sobre cefalópodes, uma presa dos maiores predadores, intitulado "Guia de bicos de Cefalópodes para o Oceano Austral " que vai ser uma grande ajuda para muitos investigadores da Antártica" informa a nota enviada aos jornalistas.

Citado no comunicado, o cientista diz ser "surpreendente e uma verdadeira honra receber tão prestigiado prémio". José Xavier afirmou ainda que o galardão "vai reforçar e abrir novas portas para colaborações internacionais".

A cerimónia de entrega do prémio irá decorrer na Conferência Mundial sobre biodiversidade marinha, a decorrer em Aberdeen, de 26 a 30 de Setembro.