Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Plantar empreendedorismo, colher sustentabilidade

Especial GREENFEST

  • 333

O último momento do GreenFest passou pela partilha de ideias inovadoras que podem levar a um mundo mais sustentável.

Para fechar o GreenFest, cujo tema central deste ano foi "Empreendedorismo como Atitude", nada melhor do que dar voz aos que têm sede de mudança, inovação e criação. Desta forma, o último momento da maior conferência de sustentabilidade do país foi o IGNITE, com o mote "Portugal Ambiental e Sustentável", onde foram apresentadas várias ideias para um mundo melhor.



Afonso Fragoso é o recém-criador de um conceito que agrega Turismo, Publicidade e Sustentabilidade. O Bling é um meio de transporte original e totalmente eco-friendly que tanto pode ser utilizado em campanhas publicitárias como em passeios turísticos (http://www.blingbling.pt/). Totalmente personalizável, este transporte proporciona uma experiência irreverente e 100% verde a quem o utiliza.



"Um Café para Dois" é o nome do outro projeto. João Cavaleiro, juntamente com dois amigos, criou um negócio que se baseia no aproveitamento das borras de café para a produção de cogumelos caseiros. Segundo o mesmo, em Portugal são desperdiçadas cerca de 40 mil toneladas de café por ano, sendo que existe um potencial de criação de 16 mil toneladas de cogumelos frescos. Com a colaboração de 10 parceiros no canal Horeca (acrónimo de Hotel, Restaurante e Café, usado para designar a indústria da hotelaria e restauração), este projeto já permitiu a produção de duas toneladas deste tipo de fungos e promete continuar a crescer.



E como a inovação também passa por reinventar o tradicional, Jorge Pereira converteu o conhecido Monopólio num jogo sobre sustentabilidade - o Greenpoly. É um jogo educativo, com questionários ambientais e informações sobre iniciativas sustentáveis (http://www.facebook.com/appcenter/greenpoly).



Estes e outros projetos que foram apresentados no IGNITE são a prova de que há um caminho mais sustentável para o mundo.