Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Aquecimento global aumenta biodiversidade

Clima

  • 333

Um estudo britânico aponta para um crescimento da biodiversidade associado à subida da temperatura do planeta. Mas...

A conclusão é surpreendente e, à primeira vista, parece ser uma vantagem das alterações climáticas em curso: durante os últimos 540 milhões de anos, os períodos quentes coincidiram com um aumento no número de espécies.

Não se pense, no entanto, que este estudo, realizado pelas universidades de Leeds, York e Glasgow, pode vir a ser utilizado como argumento para desvalorizar o aquecimento global. Apesar de o saldo final ser positivo, as primeiras fases de aumento da temperatura foram sempre acompanhadas de extinções em massa - o crescimento da quantidade de espécies só ocorreu nos milhões de anos seguintes.

"Os nossos resultados mostram que a temperatura melhora a biodiversidade", diz Tim Benton, um dos autores da investigação e professor da Faculdade de Ciências Biológicas da Universidade de Leeds. "Mas [as conclusões do estudo] não apontam para que o aquecimento global atual seja bom para as espécies que temos hoje. O crescimento da diversidade global leva milhões de anos e, entretanto, ocorrem muitas extinções", acrescenta o cientista.