Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Tanto cogumelo!

Cidades e Consumo

  • 333

Em época dos cogumelos, sugerimos uma forma fácil, divertida e ecológica de os cultivar em casa.

O Eco Gumelo é um cogumelo da espécie Pleurotus, pronto-a-crescer, e que requer apenas um minuto por dia da nossa atenção. O substrato usado é constituído exclusivamente por borra de café, transformando o que era desperdício num alimento de alto valor nutritivo.

A ideia é de João Cavaleiro que, depois de ter lido um artigo científico sobre o cultivo de cogumelos em resíduos produzidos pela indústria do café no México, se pôs a pensar no assunto.

Resolveu, então, tentar criar a sua fórmula e, em 2011, deixou o seu emprego a tempo inteiro como microbiologista para se dedicar ao que se tinha tornado uma paixão.

Ao projeto juntou-se Tiago Marques e Rui Apolinário, responsáveis, respetivamente, pelas áreas de design de comunicação e gestão. Assim nasceu o Eco Gumelo, lançado oficialmente em setembro, durante o Green Fest 2012, no Estoril.

Para ter os seus cogumelos, basta abrir e vaporizar o Eco Gumelo e, alguns dias depois, lá estão eles. Depois de colhidos, podem ser cozinhados frescos ou guardados no frigorífico por alguns dias. Como não têm aditivos nem conservantes, são um produto biológico e receitas não faltam para tornar os seus cogumelos apetitosos.





ECO GUMELO

€12-€15

À venda em www.gumelo.com; Mercado 1143 (LX Factory), Goodies (Lg. da Trindade), Lisboa; Centro Ciência Viva da Floresta, Proença-a-Nova; Garrafeira JM Borrego, Almeirim e 11 Loja Gourmet, Mercado de Loulé