Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Semanas verdes animam Margem Sul

Cidades e Consumo

  • 333

GRS

Entre maio e junho Almada e Palmela celebram o Ambiente. O objetivo é promover a sustentabilidade e sensibilizar as populações para a preservação do Planeta

A "Semana Verde de Almada" irá realiza-se entre 29 de maio e 6 de junho e celebra o ambiente e a diversidade, juntando várias atividades para toda a população. As crianças são os atores principais da Festa Verde, que tem lugar no dia 29, e onde se podem comprar e vender vários produtos hortícolas plantados e colhidos pelos mais novos durante o ano letivo.

No dia 5 de junho, a iniciativa chama-se "Parlamento dos Pequenos Deputados" e reúne várias crianças que irão apresentar aos representantes da autarquia almadense as suas sugestões e ideias para o futuro do Planeta.

A semana é também marcada pelo arranque do Mercado Biológico de Almada, junto ao Chafariz de Cacilhas, que tem lugar todas as quartas-feiras, entre as 14h00 e as 20h00, e continua durante o resto do ano. 

No dia 6 inaugura-se a exposição de fotografia "25 anos de fotografia | Natureza em Portugal | Almada, entre o mar e o rio", que contará com a presença do fotógrafo Luís Quinta. As obras estarão expostas no Museu da Cidade e Parque da Paz.

Ao longo de toda a semana, a cidade será animada com oficinas de construção e de produção de plantas aromáticas espalhadas por diversos espaços.

Em Palmela, a iniciativa tem o nome de "Semana da Energia e do Ambiente" e ocorre de 26 de maio a 7 de junho.

Entre as diversas atividades, destaca-se a "Caminhada desportiva da Serra ao Mar", o peddy-paper "No ambiente, com energia", um dia aberto nas empresas, vários percursos pedestres pelo concelho.

Para terminar, uma iniciativa de voluntariado: "Trabalho pelo ambiente" irá realizar-se no dia 7 de junho, na Serra dos Gaiteiros, na Estrada do Vale de Barris e na Estrada da Cobra e contará com a ajuda de todos os que se quiserem inscrever para a limpeza desses espaços.