Visão

Siga-nos nas redes

Perfil

Entre o real e o virtual

Cidades e Consumo

  • 333

A caixa Pare, Olhe, Escute traz um livro e um mapa de Viana do Castelo, e um cartão de memória, com áudio, para inserir num telemóvel ou GPS, e saber-se mais enquanto se passeia

Autarquias portuguesas estão a aproveitar as novas tecnologias para potenciar as experiências turísticas

Não é preciso recuar muito - se há dez anos lhe dissessem que podia caminhar pelas ruas de uma cidade e, de repente, ao passar por uma igreja em Viana do Castelo, o seu telemóvel começava a contar a história do edifício, sem sequer ter de pressionar qualquer botão, com certeza não acreditava. Hoje, com a profusão de smartphones e aparelhos de GPS, já tem uma pista de como uma coisa destas funciona.

A simbiose entre o passado e a modernidade está bem patente no projeto Pare, Olhe, Escute: uma tradicional caixa de madeira (fabricada por uma empresa que faz as embalagens do vinho do Porto) que tem no seu interior, além de um mapa e um pequeno livro sobre Viana do Castelo em português, inglês e espanhol, tecnologia de ponta, na forma de um SD Card com um guia áudio da cidade. O cartão de memória é para inserir num telemóvel ou num equipamento de GPS; depois, quando o turista passeia por Viana, o aparelho (desenvolvido por uma empresa de Aveiro) reconhece a sua posição e, se for caso disso, descreve o monumento mais próximo.

"É um modo interessante e inovador de divulgar a cidade", diz Maria José Guerreiro, vereadora do Turismo da Câmara de Viana do Castelo. "Teremos sempre o adepto do livro e da brochura, mas o futuro passa por este género de instrumentos de comunicação."

 

VÁ PELOS SEUS DEDOS



Viana do Castelo terá, talvez, o projeto mais original de novas tecnologias associadas ao turismo, mas não o único. A autarquia de Coimbra decidiu apostar numa aplicação para iPhone e sistemas operativos Android, que pode ser descarregada gratuitamente e serve, igualmente, de guia turístico virtual.

O software Via Monumenta mostra o mapa da cidade polvilhado de lugares históricos, culturais e de lazer. Ao utilizador, basta tocar no símbolo certo e tem à sua disposição fotografias, vídeos e informação detalhada acerca do monumento (história, telefone, morada, horário de funcionamento, preços da visita e, até, indicações sobre o transporte público a apanhar). Tudo isto sem precisar de estar ligado à net: a aplicação é instalada com toda a informação, incluindo as 2 500 fotos da cidade, para que o turista não gaste do seu serviço móvel de dados. O Via Monumenta Coimbra permite, por outro lado, uma interação com o GPS do telemóvel, traçando uma rota para o local pretendido a partir do sítio onde se está.

Por fim, a Câmara de Leiria também criou um guia turístico virtual. Quem visitar a cidade pode levantar, no edifício do Banco de Portugal, um aparelho com auscultadores, que lê códigos de barras em 25 pontos de interesse da Rota dos Escritores e descreve a história associada a grandes nomes que ali nasceram ou viveram: Eça de Queirós, Miguel Torga, Francisco Rodrigues Lobo ou Afonso Lopes Vieira.





[Número]

49,90



Preço da caixa Pare, Olhe, Escute, disponível no Welcome Center de Viana do Castelo, que inclui descontos do mesmo valor em hotéis da cidade

 

________________________________________________________________

PROJETO UMA CIDADE PERFEITA

A partir de um estudo da Inteli, que analisou 50 projetos municipais exemplares, a VISÃO escolheu cinco para dar a conhecer nas páginas da revista, durante o mês de agosto, um por área analisada: sustentabilidade, inclusão social, governação, inovação e conectividade. Os leitores podem conhecer todos os projetos selecionados das 25 cidades estudadas e, depois, votar no seu favorito, a partir de 1 de Setembro.

CLIQUE AQUI PARA CONHECER TODOS OS PROJETOS